A apresentadora entrou com um processo por calúnia, injúria e difamação contra o cantor Eduardo Costa por suas declarações nas redes sociais. A ação foi movida após comentários do cantor à fala da apresentadora no encerramento de uma das edições do programa ‘Amor &Sexo', da Globo.

Ao encerrar o programa, em novembro, Fernanda Lima fez um discurso feminista se opondo ao conservadorismo.

“Vamos sabotar a engrenagem desse sistema de opressão. Vamos sabotar a engrenagem desse sistema homofóbico, racista, patriarcal, machista e misógino”, afirmou a apresentadora.

View this post on Instagram

Gostaria de agradecer o carinho das pessoas que têm se manifestado positivamente em relação ao programa que foi ao ar na última terça-feira, sobre a mulher. Estou recebendo muito amor e com isso renovando minhas energias para seguir a caminhada. É muito importante receber o reconhecimento do papel de #AmorESexo em defesa da igualdade e da diversidade. É um trabalho que leva meses para ser desenvolvido, com cada tema pesquisado, escrito e gravado com meses de antecedência. O programa mulher, que foi ao ar esta semana, foi gravado em julho, e assim como os outros tem sido preparado com esmero e carinho há meses. Nossa equipe está muito feliz com os debates que o programa #mulher tem gerado, pois a nossa motivação é provocar reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e como podemos desconstruir as estruturas machistas, homofóbicas e racistas que aprisionam as mulheres e homens. O amor cura. #CHAMATODOMUNDO #FernandaLima @redeglobo @gshow @antonioamancio

A post shared by Fernanda Lima (@fernandalimaoficial) on

Em sua rede social, Eduardo Costa criticou Fernanda Lima e a chamou de “imbecil”, entre outras ofensas. Após a repercussão, durante o programa ‘Conversa com Bial', da mesma emissora, o cantor fez um pedido de desculpas à apresentadora.

“Eu acabei entrando nas minhas redes sociais e falando pelos cotovelos. Continuo pensando da mesma forma, não retiro o que eu disse, mas quero me retratar da forma como eu disse, jeito que me coloquei. Acho que eu poderia ter sido um cara mais brando, mais tranquilo. Mas com a mesma coragem que eu tenho pra falar e pra expor minhas opiniões, quero ter essa coragem de vir aqui no seu programa e pedir desculpas pra Fernanda Lima, pra família da Fernanda Lima, para o marido dela, os filhos, para os amigos, os fãs que ela tem no Brasil inteiro – inclusive eu sou um grande dela. (…) Me arrependo profundamente, acho que fui um babaca naquele momento ali”, afirmou Eduardo.

De acordo com o portal G1 a audiência preliminar do processo acontece no dia 19 de dezembro, no Rio de Janeiro.