Lenilde Ramos lança livro “João da Moto” em Dourados nesta segunda
Lançamento acontece na Pestalozzi do maior município do interior de MS
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A vida não tem limites para João Carlos Estevão de Andrade, personagem do livro “João da Moto”, de autoria da jornalista e sanfoneira Lenilde Ramos, que será lançado nesta segunda-feira (2), na Pestalozzi de Dourados, a partir das 15 horas.
O protagonista do livro vive em Campo Grande desde os sete anos, mas nasceu no Rio de Janeiro, de um parto que passou da hora. Essa ocorrência roubou o oxigênio necessário para que seu cérebro fizesse a conexão entre o comando e a execução dos movimentos.
No livro, João Carlos e Lenilde Ramos, amigos há 40 anos, desmistificam a pessoa que a sociedade ainda insiste em chamar de “deficiente”. E isso é feito pelo impacto na família, pelo romper das convenções impostas a ele.
O contexto familiar de João Carlos traz uma parte da história de Mato Grosso do Sul. Do lado materno, temos o avô Estevão, imigrante português que se tornou grande industrial em Campo Grande, e do lado paterno, a linhagem da família Andrade com a bisavó Rita Vieira, que se tornou nome de bairro.
Um ponto forte do livro é o despertar de João para sua condição física, a forma com que buscou se inserir na sociedade como um cidadão produtivo, e como lutou para que outras pessoas com deficiência buscassem, na medida do possível, a própria autonomia e independência.
“Esse processo começou de forma simples com a primeira bicicleta, que evoluiu para as mobiletes e depois para as motos adaptadas. Muita gente ainda se lembra do moço diferente que circulava pela cidade com seu triciclo, importante ferramenta da militância que o levou a atuar em uma expressiva folha de serviços na Associação Pestalozzi”, conta Lenilde.
João Carlos está com 63 anos e muita história para contar. ‘Sua luta continua e esse livro é mais uma arma para prosseguir na tarefa de quebrar protocolos, enfrentar tabus e mostrar que é gente como a gente”, relata a jornalista, ressaltando que João Carlos integra o Conselho Científico da Federação das Associações Pestalozzi do Brasil e dedica uma parte das vendas à Pestalozzi de Campo Grande, sua parceira em trabalhos e projetos.
Para a diretora da Associação Pestalozzi de Dourados, Vera Lúcia Moreno Di Dio, o lançamento do livro, que terá presença de João Carlos, é um motivo de alegria para toda a instituição. “Ele é a fortaleza do movimento Pestalozzi em todo o Brasil e serve de inspiração para todos nós pelo seu exemplo de superação de força de vontade”, conta a Diretora.
Serviço:
O lançamento do livro “João da Moto” está programado para 15 horas, na Rua Dom João VI, nº 905, Jardim Ouro Verde, com a presença de João Carlos Estevão de Andrade e da jornalista Lenilde Ramos.
Notícias mais lidas agora
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
- Faccionados do PCC quebram parede de cela e fogem do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
- VÍDEO: Carro com 5 pessoas pega fogo em posto de combustível de Iguatemi
Últimas Notícias
Boanerges dá permissão para Belinha namorar Neco: Resumo Cabocla, capítulo do dia 21/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (21)
Prefeitura doa terreno para construção de casas populares no Paulo Coelho Machado
Doou imóvel de sua propriedade ao Fundo de Arrendamento Residencial
Polícia encontra motorista de Gol que atropelou e matou recepcionista
Jackeline foi encontrada, sem vida, às margens da rodovia BR-376
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.