É passar pelo Centro de Campo Grande, seja sozinha ou com a família, que a vendedora Ignacia Yure Taborga, de 46 anos, tem uma só vontade: comer pastel no Mercadão, sempre acompanhado de um suco de laranja bem gelado. Mais algum pedido? Sim, aquele “molhinho” por favor! O segredo, até então, era guardado a sete chaves e, quem ousava perguntar a receita, em qualquer uma das lanchonetes que seja, sempre escutava que era algo secreto. Até agora… porque o Midiamax desvendou o mistério!

“Eu gosto demais de vir comer pastel no Mercadão. É o meu lugar de lanche favorito. Quando venho no Centro, sempre passo aqui, é uma tradição. Gosto também porque tem de tudo: salgado, lanche, almoço, tudo com valor acessível. E tudo combina com o molhinho, que é muito saboroso. Acabei de perguntar da receita aqui, mas, ninguém contou não”, disse a vendedora.

Carinhas de suspense à parte, a intenção era conversar com funcionários e descobrir a receita. A primeira “resposta ensaboada” foi da atendente Maria da Silva, de 55 anos. No Mercadão há 20 anos, conta que, desde o primeiro dia, viu o molho sendo servido para clientes, de uma lanchonete vizinha, porém, pediu a receita e ninguém passou.

Vendedora diz que adora lanchar no Mercadão e sempre pede pastel com o molhinho. (Graziela Rezende/Jornal Midiamax)
Vendedora diz que adora lanchar no Mercadão e sempre pede pastel com o molhinho. (Graziela Rezende/Jornal Midiamax)

‘Molhinho é tão bom que vai bem com pastel e bife’, diz Lurdinha

“Tem gente que vem do interior só pra comer este molho. As pessoas sempre falam que é bom, que é diferente, que não tem igual. E é algo que eu faço todos os dias de manhã. Chego aqui e é a primeira coisa que eu faço. Ele vai principalmente no pastel, mas, também vai no bife. E é algo que eu fui pegando, experimentando, testando, até chegar este resultado. O legal é que cada lanchonete tem um segredinho, algo a mais”, contou Lurdinha, como Maria é conhecida no local.

Lurdinha atendendo clientes no Mercadão. (Graziela Rezende/Jornal Midiamax)
Lurdinha atendendo clientes no Mercadão. (Graziela Rezende/Jornal Midiamax)

Em meio à correria, a atendente abriu um sorrisão e, mais uma vez questionada sobre a receita, desconversou. “Aqui é um lugar maravilhoso. Você faz amizades, se alimenta bem, todo mundo que trabalha aqui respeita o outro. Eu atendo, faço faxina, passo o troco, abro a massa de pastel e faço o molho. E quando alguém pergunta, igual você, falo só que é a base de alho ou então conto outra receita”, brincou.

Ao ver que estava difícil tirar algo dali, continuei as andanças, até que lembrei que a solução poderia estar bem mais perto do que eu imaginava: na minha agenda do celular. É lá que eu liguei para a antiga proprietária de uma lanchonete que, por oito anos, ofereceu o molhinho aos clientes, a ponto de nem precisar mais comprar maionese e ketchup como complementos.

“Eu comecei indo ao Mercadão aos domingos, para comer pastel com o molhinho. Quando vi, também ia durante a semana e sempre achando o molho muito gostoso. Na época, pedi para a dona, lembro até hoje o nome dela: Marli. Primeiro fiz amizade, claro, até que ela me passou quando eu contei que também tinha lanchonete”, relembrou a empresária aposentada, de 64 anos, que não quer ser identificada.

Pimenta e molhinho geralmente são oferecidos no Mercadão aos clientes. (Graziela Rezende/Jornal Midiamax)
Pimenta e molhinho geralmente são oferecidos no Mercadão aos clientes. (Graziela Rezende/Jornal Midiamax)

Dos oito anos que manteve o estabelecimento, cinco foi oferecendo o molhinho. “Os clientes adoravam, falavam que era gostoso. A Marli escreveu em um papel, deixei guardadinho e tenho ele até hoje. Nós nos tornamos amigas e engraçado que me pediam a receita e eu não dava também. O que estou fazendo hoje não fiz por nada antigamente”, disse a aposentada.

Além de dar a receita, ela também conta mais uns segredinhos. “Precisa tirar as sementes da pimenta, no caso de quem acrescentar a pimenta. Outra coisa: o extrato de tomate precisa ser do elefantinho. Se não for desse, não fica igual”, finalizou.

Veja a receita secreta do molhinho desvendada pelo Midiamax:

Receita foi anotada no papel por dona de lanchonete. (Graziela Rezende/Jornal Midiamax)
Receita foi anotada no papel por dona de lanchonete. (Graziela Rezende/Jornal Midiamax)

Veja a receita: 3 cebolas médias, 3 copos de vinagre, 1 copo e meio de óleo, 1 colher de orégano, 1 colher de louro, 2 dentes de alho, 3 colheres de massa tomate e 3 pimentas dedo de moça (sem as sementes). Bater tudo por 15 minutos no liquidificador.