Entre as tantas mercadorias regionais fazem parte do Mercadão Municipal de , o tradicional pastel é a referência do local quando o assunto é gastronomia. E nesta quinta-feira (30), começou a 6ª edição do Festival do Pastel. E para atrair o público, os comerciantes apostaram em promoções, combos e nos sabores exóticos.

Em um cartaz pregado na fachada da barraca, o anúncio desperta interesse ou curiosidade: combo de um pastel de jacaré e um refrigerante de mate por R$ 30. O valor pode até assustar, mas até quem é de Mato Grosso do Sul não resiste em experimentar a carne.

Promoções e sabores exóticos atraem público no 6º Festival do Pastel
Nurma aproveitou o primeiro dia de Festival para comer pastel com o marido | Foto: Mariana Lopes

Corumbaense de natureza, a autônoma Nurma Auxiliadora Sigarini, 58 anos, se sente em casa com os sabores mais exóticos dos pastéis. Tanto a carne de jacaré quanto o sarravulho são bem típicos da culinária da Cidade Branca. E para ela, os sabores também atraem o público.

“Vários itens daqui do Mercadão são bastante atrativos para as pessoas virem visitar, mas a comida sempre é um bom convite e, neste caso, reforça a cultura não só de Campo Grande, mas de Mato Grosso do Sul”, diz Nurma.

Também tem o combo de pastel de sarravulho com um refrigerante de mate por R$ 10. Além de outras promoções dos sabores mais tradicionais, como carne, queijo, frango com catupiry, pizza, e por aí vai.

Vale ressaltar que os sabores, preços e promoções são determinados pelos comerciantes de cada barraca do Mercadão Municipal.

Molho tradicional

Para acompanhar o pastel do Mercadão, o toque especial é um molhinho de pimenta que tem em todas as barracas de lá e é praticamente o patrimônio gastronômico do local. Brincadeiras a parte, é fato que o molho faz sucesso e o MidiaMAIS foi atrás para saber a receita desta delícia.

Promoções e sabores exóticos atraem público no 6º Festival do Pastel
Ninguém resiste ao molhinho de pimenta | Foto: Marcos Ermínio

Segundo o proprietário de uma das barracas, a base da receita é a mesma para todos os comerciantes do Mercadão. Porém, o que diferencia o molho de uma barraca para outra são os temperos que cada um acrescenta.

A receita é bem simples: cebola, alho, pimenta, vinagre e extrato de tomate. E daí, é só bater todos os ingredientes no liquidificador. Mas sobre os temperinhos que dão o toque especial de cada molho, os comerciantes não revelam nem sob tortura! “Isso é segredo de estado”, afirma Marcos Antônio Arakaki.

Programação

O Festival de Pastel do Mercadão de Campo Grande começou nesta quinta-feira (30/08) e vai até o próximo domingo (2/9). Além das promoções e combos, na programação também estão previstas atrações musicais, elaboração de receitas ao vivo em uma cozinha-show, concurso de receitas, sorteios e exposição histórica.

A expectativa da Associmec (Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Campo Grande), organizadora do evento, é de receber, nesse período, 70 mil pessoas, aumentando as vendas dos comerciantes em 30% em relação aos dias normais.