Confira duas receitas no MidiaMAIS

A ceia de do dia 24 de dezembro veio e foi, chegou o almoço do dia 25 com várias comidas natalinas da noite anterior, e o que fazer se, mesmo depois desse almoço, a comida da Ceia insiste em sobrar? Usar a criatividade pode ser uma boa solução. Muitas pessoas preparam muita carne de porco e aves durante as festas, e também ganham muitos panetones de amigos e parentes. Pensando nisso, o MidiaMAIS separou duas receitas que podem ajudar você a dar “um jeito” nas sobras, sem desperdiçar, mas com muito sabor.

Sobrou um frango inteiro, um lombo assado ou mesmo um natalino? Não se preocupe. Depois que todo mundo se deliciou nas duas refeições, geralmente sobram aqueles pedaços de carne, que vão acabar indo para o lixo. Para evitar isso, uma boa ideia é fazer uma deliciosa torta empadão, cuja massa é relativamente simples mas muito saborosa. O recheio pode ganhar outros itens da mesa de Natal, como castanhas e frutas cristalizadas, se for do seu gosto.

Já a rabanada de panetone é um modo de reutilizar o bolo de uma forma muito saborosa. Confira receitas.

Empadão de Lombo ou Aves

INGREDIENTES

Massa:
– 500g de farinha de Trigo
– 250g Gordura Vegetal
– 5 Colheres de Água
– 1 Ovo

Recheio:
– 300g de aves, lombo ou qualquer carne desejada desfiada
– 4 colheres de requeijão cremoso
– Pimenta e sal a gosto
– 1 lata de milho
– 100g de azeitonas picadas
– 100g de cebola e alho picados
– 2 colheres de extrato de tomate

Receita pode dar 'destino' para as carnes que sobram / Foto: Reprodução

 

MODO DE FAZER

Recheio: Refogue a cebola, alho e coloral rapidamente, junte o extrato de tomate misture um pouco e deixe refogando até virar uma pasta. Junte as azeitonas, milho e misture bem. Adicione a carne desfiada de sua preferência e misture para incorporar e refogar um pouco. Experimente para corrigir sal e pimenta. Deixe esfriar. Misture o requeijão cremoso.
    
Massa: Em um recipiente junte a farinha e a gordura vegetal em temperatura ambiente, amasse com as mãos até que fique como uma farofa. Adicione água aos poucos e amasse bem até a massa parar de esfarelar e estiver lisa e maleável. Em uma forma ou refratário forre o fundo e as paredes da forma com uma camada fina de massa e faça furos no fundo com um garfo. Adicione o recheio e arrume para que fique reto e reserve. Abra o restante da massa entre dois plásticos com um rolo de macarrão ou uma garrafa de forma que fique do tamanho da forma que estiver usando. Retire o plástico de cima e com a ajuda ou outro transfira para cima da sua forma, com a mão pressione levemente para que fique bem próximo do recheio e com os dedos junte as bordas para fechar. Bata um ovo e pincele o empadão. Leve para assar por 30 minutos a 180°C.

Rabanada de Panetone

INGREDIENTES

– 100 g de manteiga
– 1 panetone de 500 g
– 2 xícaras de chá de leite (480 ml)
– 1 xícara de chá de leite condensado (240 ml)
– 2 ovos
– Açúcar com canela misturados a gosto

Imagine essa delícia acompanhada de um café / Foto: Reprodução

 

MODO DE PREPARO

Em uma panela em fogo médio coloque 100 g de manteiga e deixe que derreta completamente. Abaixe o fogo e vá retirando a espuma que se formar na superfície e descartando. Reserve a manteiga clarificada. Com uma faca corte 6 fatias horizontais de panetone e, em seguida, corte as fatias ao meio. Reserve. Misture 2 xícaras (chá) de leite, 1 xícara (chá) de leite condensado e 2 ovos. Passe as fatias de panetone na mistura de leite, retire o excesso de líquido e frite as rabanadas na manteiga clarificada até que estejam douradas dos dois lados. Retire as rabanadas e passe no açúcar misturado com canela a gosto. Se preferir, frite as rabanadas em óleo quente até formar uma casquinha dourada. Sirva em seguida.