Projeto Telepsicologia promove atendimento psicológico gratuito a distância
Para amenizar as questões psicológicas, o curso de psicologia da UCDB criou o projeto Telepsicologia, um Plantão Psicológico por telefone
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A pandemia do coronavírus em 2020 causou instabilidade financeira, mas também, psicológica. A saúde mental se tornou um assunto primordial seja para aqueles que tiveram o privilegio do isolamento social, seja para aqueles que tiveram de combater o vírus na linha de frente. Para amenizar as questões psicológicas, o curso de psicologia da UCDB criou o projeto Telepsicologia, que realiza um Plantão Psicológico gratuito por telefone.
Realizado por 30 acadêmicos do 10º semestre do curso de psicologia supervisionados pelos professores psicólogos da UCDB, o projeto surgiu diante da situação de Pandemia, que vem colocando as pessoas em sofrimento psicológico. Tanto pelo próprio coronavírus, quanto pelas consequências, como aumento do desemprego, isolamento social, trabalho e estudo remoto. O público alvo são os adultos.
“As consequências que a pandemia trouxe para as pessoas são diversas, e além das questões diretas que a COVID-19 implica na saúde física, as consequências na saúde mental também são evidentes. Por ser uma doença altamente contagiosa, invisível e com tantas medidas de biossegurança para todas as áreas da nossa vida”, explica a professora de psicologia Flávia Feroldi.
Segundo ela, o aumento da ansiedade, provocada pela preocupação e medo de contaminação, leva as pessoas a níveis cada vez mais altos de stress e irritabilidade. O próprio isolamento social pode levar à sensação de solidão e desamparo, o que pode evoluir para um caso de depressão.
“Muitas vezes as pessoas pensam que vai passar e acabam não dando a devida atenção aos sentimentos de tristeza, preocupação, irritabilidade…. Por isso, a busca por um profissional é muito importante. Nosso trabalho no Telepsicologia vem ao encontro desses sentimentos, levando um acolhimento técnico e profissional da psicologia. Para o atendimento, os acadêmicos passaram por uma formação para a realização de atendimentos mediados pelas tecnologias”, frisa a professora.
O primeiro atendimento para um acolhimento psicológico pode ser feito pelos telefones 3312-3705 e 3312-3715 de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 30 de novembro. A partir dele, havendo necessidade e possibilidade do atendimento continuar, e pessoa possuindo as tecnologias necessárias, passará para os atendimentos via Google Meet.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.