A do coronavírus em 2020 causou instabilidade financeira, mas também, psicológica. A saúde mental se tornou um assunto primordial seja para aqueles que tiveram o privilegio do isolamento social, seja para aqueles que tiveram de combater o vírus na linha de frente. Para amenizar as questões psicológicas, o curso de psicologia da UCDB criou o projeto Telepsicologia, que realiza um Plantão Psicológico gratuito por telefone.

Realizado por 30 acadêmicos do 10º semestre do curso de psicologia supervisionados pelos psicólogos da UCDB, o projeto surgiu diante da situação de Pandemia, que vem colocando as pessoas em sofrimento psicológico. Tanto pelo próprio coronavírus, quanto pelas consequências, como aumento do desemprego, isolamento social, trabalho e estudo remoto. O público alvo são os adultos.

“As consequências que a pandemia trouxe para as pessoas são diversas, e além das questões diretas que a implica na saúde física, as consequências na saúde mental também são evidentes. Por ser uma doença altamente contagiosa, invisível e com tantas medidas de biossegurança para todas as áreas da nossa vida”, explica a professora de psicologia Flávia Feroldi.

Projeto Telepsicologia promove atendimento psicológico gratuito a distância
(Divulgação)

Segundo ela, o aumento da ansiedade, provocada pela preocupação e medo de contaminação, leva as pessoas a níveis cada vez mais altos de stress e irritabilidade. O próprio isolamento social pode levar à sensação de solidão e desamparo, o que pode evoluir para um caso de depressão.

“Muitas vezes as pessoas pensam que vai passar e acabam não dando a devida atenção aos sentimentos de tristeza, preocupação, irritabilidade…. Por isso, a busca por um profissional é muito importante. Nosso trabalho no Telepsicologia vem ao encontro desses sentimentos, levando um acolhimento técnico e profissional da psicologia. Para o atendimento, os acadêmicos passaram por uma formação para a realização de atendimentos mediados pelas tecnologias”, frisa a professora.

O primeiro atendimento para um acolhimento psicológico pode ser feito pelos telefones 3312-3705 e 3312-3715 de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 30 de novembro. A partir dele, havendo necessidade e possibilidade do atendimento continuar, e pessoa possuindo as tecnologias necessárias, passará para os atendimentos via Google Meet.