Fora dos moldes tradicionais, famílias se unem e montam espaço de aprendizagem
Gastos são rateados entre as famílias dos alunos e não há fins lucrativos
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Gastos são rateados entre as famílias dos alunos e não há fins lucrativos
De cara, a quebra de paradigmas pode ser notada já no conceito estrutural, arquitetônico e decorativo do espaço. Fora dos moldes tradicionais de instituições de ensino do Brasil, famílias de Dourados se unem para oferecer aos filhos um formato de aprendizagem que proporcione mais autonomia à criança, além de visão crítica do mundo desde os primeiros reflexos da vida.
O Espaço Mitã é um coletivo entre famílias, sem fins lucrativos e com todas as despesas rateadas entre os responsáveis dos alunos. E o mais importante é que todos têm um denominador comum: a esperança em um futuro melhor, com mais empatia, afeto, respeito e democracia.
“Se outro mundo é possível, outra educação é urgente” é o lema à frente do projeto. “É uma experiência alternativa ao modelo tradicional de educação, que começa agora com o infantil, mas pretendemos, em alguns anos, estender às demais etapas da educação básica, fazendo contraponto a esse modelo em algumas questões chave ou o que temos chamado por princípios”, explica um dos idealizadores do Mitã, professor Vinícius Bozzano Nunes.
O projeto nasceu no coração do casal Catarina Guerchi Nunes e Vinícius Bozzano Nunes, pais do pequeno Dante, de 3 anos. “Somos dois utopistas. Sonhadores que acreditam que um mundo melhor é possível e que o caminho não é outro senão coletivo. Só podemos agir no mundo se encontramos gente com desejos afins e se conseguimos juntar forças e corações com essas pessoas para chegar onde queremos. Somos também uma família que tem uma forte crença no poder do amor. E é isso que buscamos por nas coisas que fazemos, inclusive no Espaço Mitã”, ressalta o professor.
Aprendizagem tradicional
O limitador é uma das principais questões que despertam no coletivo a vontade de mudança dentro de uma aprendizagem tradicional. “Nessa forma, tanto estudante quanto professor devem seguir o script do sistema apostilado que, passando por cima das demandas de cada aprendiz, determina o que deve ser estudado a cada dia. Como se a curiosidade humana fosse algo tão pobre e sem importância que pudesse ser adivinhado por especialistas em educação”, ressalta Vinícius.
O professor ainda explica que as famílias e educadores buscam juntos construir formas para garantir o desenvolvimento da autonomia das crianças. “Que elas sejam partícipes e responsáveis pelo desenvolvimento de seus modos de agir. E isso é feito confiando em sua capacidade de realizar diversas coisas, ou ao menos de aprendê-las, e afinando os processos de escuta pelos adultos no espaço, quer dizer, ouvindo as crianças. As crianças podem participar da elaboração de seu próprio suco, circular livremente e com segurança pelo espaço, distribuir pratos e montar o lanche do dia, guardar o material pedagógico depois de utilizado, propor mudanças nas regras de convívio, nas atividades diárias, apresentar a escola aos visitantes. Talvez não pareça, mas esse é um grande desafio, pois quando pensamos em escola, quase sempre esse pensar nos remete a formas autoritárias de relacionamento”, pontua.
Mas na certeza de que a cultura é mutável e novos conceitos podem ser inseridos na sociedade, as famílias apostam na geração que já começa a construir o futuro. O Espaço Mitã tem capacidade para atender 15 crianças por período e hoje há cinco alunos no projeto. Portanto, ainda há vagas para quem se interessar. Funciona nos períodos matutino, vespertino e integral.
Participação da família
“Qualquer família pode participar, desde que se identifique com os princípios do espaço. As crianças vão de andantes até 6 anos de idade. Os associados precisam contribuir com uma mensalidade que tem valor flexível, em função dos gastos do mês. Os custos são somados e distribuídos igualmente entre todos associados”, esclarece Vinícius.
O educador também explica sobre a participação efetiva dos familiares dentro do projeto. “Os pais são indissociáveis de tudo que é realizado no Espaço. Das reuniões da associação, passando pelos mutirões, pelas atividades pedagógicas, ateliês, as famílias estão em tudo. O que as crianças aprendem lá, também serve pras famílias. A dinâmica de tomada de decisão baseada em princípios de democracia radical são uma prática a ser aprendida por nós todos. A educação é um ato de amor, não de abandono. Sem o envolvimento das famílias, o espaço não faz o menor sentido”, ressalta.
Espaço Mitã
O Espaço Mitã fica na rua Mato Grosso, 3040, BNH 2° Plano, em Dourados, cidade distante 224 quilômetros de Campo Grande. Quem se interessar em fazer parte do coletivo ou quiser conhecer a instituição, pode entrar em contato através do telefone (67) 99848-6007. Mais detalhes sobre o projeto também pode ser visto através das redes sociais Espaço Mitã.
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