Com herança de bonecas, Miska sonha em construir Museu do Brinquedo na casa que era do avô

Com a coleção de bonecas que herdou da tia, a artista Miska Thomé sonha em construir um Museu do Brinquedo em Campo Grande. O projeto já tem endereço e será na casa que pertenceu a Manuel Secco Thomé, avô dela e autor de várias construções emblemáticas da Capital, como o Obelisco e o Relógio da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com a coleção de bonecas que herdou da tia, a artista Miska Thomé sonha em construir um Museu do Brinquedo em Campo Grande. O projeto já tem endereço e será na casa que pertenceu a Manuel Secco Thomé, avô dela e autor de várias construções emblemáticas da Capital, como o Obelisco e o Relógio da Afonso Pena.

Com herança de bonecas, Miska sonha em construir Museu do Brinquedo na casa que era do avô
Foto: Marcos Ermínio

Dividida em duas cristaleiras, a coleção é formada principalmente por bonecas antigas e também de origem estrangeira, como da França, Noruega, Romênia, Itália, Argentina e vários outros países. A mais “velha” é uma boneca negra, pequenininha, que imita um bebê engatinhando e usa uma saia de palha, do final dos anos 1800.

“Quando viajo pra fora do Brasil, sempre trago. E também ganhou muitas de presente, de amigos que sabem que faço coleção”, conta Miska, que exibe um acervo com mais de 800 bonecas. A artista também preserva na coleção bonecas da própria infância e ainda as de outras crianças da família dela, como primas, neta, sobrinhas.

Em um cantinho especial da cristaleira, o espaço é preenchido por Mário, o primeiro boneco de Miska, que tem lá seus quase 60 anos. Ainda tem a Margareth, o Rodrigo e a Irene, nomes dos bonecos que a artista carrega pela vida desde criança.

De várias épocas e origens diferentes, a maioria das bonecas carregam características e detalhes cheios de charme, que encantam os olhos de crianças e adultos.

Museu do Brinquedo

E é com esta coleção que Miska quer abrir, em Campo Grande, o Museu do Brinquedo. E para compor o acervo, ela também vai contar com brinquedos além dos bonecos. Boa parte dele ela já tem em casa, que por sinal é um universo encantado a parte.

Com herança de bonecas, Miska sonha em construir Museu do Brinquedo na casa que era do avô
Foto: Marcos Ermínio

“Gosto de guardar coisas desúteis. Faço com os objetos o que Manoel fazia com as palavras… Transformo em poesia”, diz Miska.

A ideia é que o Museu do Brinquedo seja montado na casa construída pelo avô dela, Manuel Secco Thomé. O sobrado de 1945 fica na rua 14 de Julho, próximo à Feira Central e pertence à família até hoje.

“O projeto está em andamento, mas preciso de mais estrutura, como segurança, restaurar algumas partes ainda. Mas o sonho é construir lá um museu”, explica Miska.

Mas enquanto o espaço não fica pronto, vai aí uma pequena amostra do que está por vir:


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones (67) 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_

Conteúdos relacionados

onlyfans
senhas Bioparque Pantanal