Após anos sem dirigir, dona Maria venceu o medo do volante e abandonou a bicicleta

Detran-MS oferece programa para quem tem medo do volante

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A carteira de habilitação nas categorias A e B já tinha sido conquistada há mais de 10 anos, no entanto, o medo do trânsito sempre foi o pesadelo de dona Maria Delzuita, de 55 anos. Insegura, ela dispensava o carro estacionado na garagem e fazia da ‘bike’ o meio de transporte, mesmo que para isso, tivesse que sair bem antes de casa e ainda enfrentar o sol escaldante, típico de Campo Grande.

“Quando fui tirar minha habilitação, ninguém acreditava que eu era capaz, me colocavam medo, então sempre tive receio em dirigir e me envolver em algum acidente”, explica.

Decidida a mudar a realidade e vencer o medo que a paralisava, Maria se inscreveu em um programa oferecido pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para quem ainda tem receio de encarar o volante. O que impressiona, é que a realidade de dona Maria é mais comum do que se pensa. Na primeira fase do programa ‘Vencendo o Medo de Dirigir’, 208 participantes se inscreveram para ter acesso às psicoterapias realizadas nos últimos meses.

Assim como outras dezenas de motoristas inseguros, a dona de casa finalmente tomou coragem para trocar a bicicleta pelo carro depois de anos de restrições. “Estou começando aos poucos, vou a lugares próximos de casa, mas chega um momento da nossa vida que se torna necessidade ter um meio de locomoção, principalmente agora que tenho familiares para ajudar. Valeu muito à pena participar” conclui.

A responsável pelo programa, professora Inês Esteves, explica que “O medo de dirigir interfere muito na rotina diária das pessoas, especialmente por dificultar ou impossibilitar o seu direito de ir e vir”.

Serviço: quem tiver interesse no programa do Detran consegue mais informações pelo telefone (67) 3368-0169.

Conteúdos relacionados

onlyfans
senhas Bioparque Pantanal