Ação começou de forma espontânea no dia da decisão do Senado

Tudo começou no dia 12 de maio, quando o Senado votou a favor do afastamento da então presidente Dilma Rousseff, com Michel Temer virando presidente interino do Brasil. Na página do PMDB no Facebook, aparentemente sem ser uma ação combinada, usuários começaram a postar o emoticom ‘vomitando’ em uma postagem que dizia “falta pouco para unir o Brasil” com a foto de Temer. “Eu mesma fui lá e coloquei esse ‘emoji’ de vômito que o próprio Facebook tem. Discordo de Michel Temer, ele não tinha que estar onde está, e o melhor jeito de desabafar isso naquela hora foi com o emoticom. Quando vi a postagem me deu genuína vontade de vomitar”, enfatiza a estudante Alessandra Rodrigues Ferreira, 24. 

Nascia então o “vomitaço”, que diferente do “panelaço”, levado às ruas para pedir a saída de Dilma, fica restrito às redes. A maioria dos “vomitaços” desse primeiro post foram apagados, mas a ação rendeu mais de 150 mil comentários somente na imagem. Em seguida surgiu a página “Vomitaço”, que já bate a casa das quase 100 mil curtidas. 

 

Imagem/Reprodução Facebook

 

A página já realizou e convocou vomitaços para as páginas da Globo News, STF (Superior Tribunal Federal), o blogueiro da revista Veja Reinaldo Azevedo e agora convoca para um vomitaço contra o deputado Marco Feliciano, que recentemente declarou recentemente que quem é contra a desintegração do MinC (Ministério da Cultura) “não tem mais o que fazer”. 

Porém, agora o emoticom está sendo postado em outras pautas também, não somente na pauta política. Notícias sobre preconceito, homofobia, machismo e outros tópicos facilmente ganham um “vômito”, como uma forma de protesto silencioso e automático, à distância de um clique. “As pessoas se valem de recursos de protesto que estão à mão no caso das Redes Sociais”, explica a psicóloga Juliana de Oliveira. “Claro que essa ação não foi combinada, mas é realmente fácil para uma pessoa protestar através de um símbolo. Acredito que é mais uma moda da Internet, algo que se torna mais fácil do que organizar um protesto físico, e é compreensível que tenha esse formato já que as Redes Sociais têm um poder muito grande hoje na vida das pessoas”, reflete. 

Em tempo: para usar o botão “vomitaço” no Facebook, é preciso clicar no botão “acessar uma figurinha” (representado por uma carinha em qualquer espaço para digitar texto dentro da Rede Social), e escolher a opção “Meep” (os emoticons maiores), onde o botãozinho de “vômito” vai estar. 

(Matéria editada às 10h01 para acréscimo de informações)