Quando se vê pneus jogados nas ruas, o primeiro pensamento é que o material se trata unicamente de lixo. Mas para quem inova na criatividade, as peças podem se tornar parte da da casa e trazer um charme para o ambiente.

Cada pneu descartado demora mais de 600 anos para se decompor. Diante disso, a reciclagem de pneus é a principal maneira de minimizar o seu impacto no meio ambiente, os transformando em inúmeros outros produtos como novos pneus, através do remolde, matéria prima para asfalto ecológico à base de borracha, alimento para calderaria da fábrica de cimentos, grama sintética, tapetes de automóveis, solado de calçados, chinelos, blocos de concreto e etc.

A artesã Viviane Soares Monteiro percebeu que haviam muitos pneus abandonados próximos à sua casa, no bairro Aero Rancho, e decidiu, por conta própria, recolhê-los e transformá-los em puffs e camas para cãezinhos. A ideia surgiu depois de aprender através da internet como eram feitos e pela reciclagem necessária.

“Muitos pneus não são usados. São cortados, colocados em sacos, as pessoas jogam nas calçadas ou descartam nas ruas e vão enchendo de água, trazendo outros problemas, ou vão parar em rios e córregos. O foco é tirar o material da natureza. Tem gente que queima, polui o ambiente. Não é novidade o que faço, mas se tivesse mais gente fazendo o mesmo, a natureza agradeceria”, conta a artesã que antes trabalhava como diarista.

Além dos puffs e camas de cachorros que começaram a ser feitos e vendidos em junho deste ano, Viviane também tem outros projetos de decoração como um poço para o jardim feito com pneus. Os detalhes e acabamento são personalizados baseados no pedido do cliente.

“Amo fazer cada um deles. Amo fazer o que faço. É uma realização estar contribuindo com a natureza decorando o ambiente em que as pessoas vivem”, completou a artesã.

Mais informações sobre os orçamentos e produtos você encontra na página do Facebook VN Puffs Móveis Ecológicos ou pelo telefone (67) 9109-7791.