Mães atípicas, como são chamadas aquelas que recebem o diagnóstico de filhos com autismo e síndrome de Down, entre outras alterações, estão organizando um piquenique, com a intenção de ajudar outras mães que recebem a mesma notícia e, em muitos casos, não sabem por onde começar. Nesta quinta-feira (21), Dia Mundial da Síndrome de Down, o convite é para que as pessoas compareçam no piquenique que ocorrerá no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

Uma das mães participantes é a assistente de serviço de saúde, Ana Claudia Lima Martos Rolon, de 40 anos. “Eu faço parte deste grupo e o nosso intuito é arrecadar fraldas, alimentos, leite, brinquedos, tudo o que a pessoa desejar estar doando. Vamos dar assistência a estas mães que estão recebendo este primeiro diagnóstico, pois, sabemos que é um momento muito difícil na vida da mãe, principalmente por conta das terapias e várias outras demandas financeiras que surgem”, disse.

Mãe de dois meninos, um de seis anos e o mais novo, de nove meses, o qual recebeu o diagnóstico de Trissomia do cromossomo 21, Ana conta que foi uma surpresa, principalmente porque não houve nenhuma intercorrência durante a gravidez.

“Quando ele nasceu, fui liberada após dois dias no hospital. Os testes foram todos normais, só que, no consultório, com 15 dias de vida, a pediatra dele fez uma análise e viu que ele tinha características de síndrome de down. Era algo que não tinha sido levantado em momento nenhum, nem no pós-parto comigo, só que eu recebi esta notícia e meu mundo abriu. Em seguida, fizemos cariótipo e, com um mês, ele foi diagnosticado e realmente deu que ele tem a trissomia do cromossomo 21. A partir daí, com dois meses, já iniciamos a terapia. Ele é uma benção na nossa vida e está tendo um desenvolvimento maravilhoso”, ressaltou Ana.

Nesta troca de experiências, também está a professora e educadora parental Thaiza Ferreira de Souza, de 34 anos, que é mãe da uma menina com o mesmo diagnóstico e troca experiências, dores e dicas com outras mulheres. “Estamos organizando o evento no sábado por conta de uma questão de logística. Tudo surgiu a partir de um grupo no WhatsApp, de acolhimento a mães que recebem esta notícia. Se chama T 21 Baby e buscamos apoio para estas famílias. Agora, faremos um evento um pouco maior”, comentou.

O evento será no próximo sábado (23), a partir das 15 horas. Veja o convite da Thaiza:

Síndrome de Down

Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.

Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune, que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21. É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 1000 nascimentos.

A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal . Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.