Ivanor Tobias da Cruz, o devoto de Nossa Senhora da Aparecida que saiu de Campo Grande, nessa segunda-feira (25), com uma santa de 25 kg nas costas para pagar uma promessa, já andou cerca de 97 quilômetros, chegando a Ribas do Rio Pardo, nesta terça-feira (26). O destino do vendedor autônomo é o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.

De acordo com os familiares de Ivanor, durante o percurso ele foi reconhecido pelos leitores do Jornal Midiamax, que souberam de sua história e ofereceram ajuda ao devoto, como dinheiro e até cachos de banana para se alimentar no trajeto.

Segundo a esposa de Ivanor, o devoto dormiu em um assentamento próximo a Ribas do Rio Pardo, e seguindo viagem passou pela ponte Guariroba, onde conheceu um senhor que costuma se abrigar no local. Os dois almoçaram juntos e ao se despedir, Ivanor lhe doou tudo o que havia recebido pelo caminho, até mesmo as bananas, em gratidão à recepção.

Além disso, ao enviar notícias a amigos do grupo de futebol no WhatsApp, Ivanor chegou a pedir que se algum dia passassem ao local, ajudassem o senhor com arroz e feijão, em retribuição ao que fez por ele.

Mais à frente no trajeto, Ivanor encontrou com um fazendeiro, que sabendo de sua história, disse que sua estadia no hotel Ribas do Rio Pardo já estava paga por ele. Assim, o devoto poderá se hospedar no local durante a noite desta terça-feira.

Promessa foi feita há 20 anos

O vendedor autônomo Ivanor Tobias da Cruz, de 56 anos, é devoto de Nossa Senhora Aparecida desde criança. Há vinte anos, fez uma promessa à Santa, de andar até o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida do Norte (SP) — distante 1.146 quilômetros de Campo Grande — com uma imagem de 25 kg nas costas.

O devoto saiu nesta segunda-feira (25) de Campo Grande, por volta das 7h, deixando seus familiares chorando de preocupação. Ivanir saiu de casa, no bairro Nova Lima, e seguiu em direção ao bairro Jardim Noroeste, para pegar a BR-163, saída para Três Lagoas.

De acordo com o devoto, não é fácil deixar o conforto de casa, porém, é necessário não só levar a promessa dele como centenas de pedidos que carrega consigo, em uma caixa de sapato.

“A primeira parte da promessa eu cumpri construindo um santuário em minha casa, lá no Nova Lima. Lá eu faço terços direto e o pessoal foi colocando os seus pedidos. Estou levando todos comigo”, comentou.

Além da Santa e da caixa com os pedidos, Ivanor também carrega uma mochila de roupas e uma barraca.

“Eu vou até Três Lagoas, onde tem alguns romeiros que estão me esperando e, de lá, vou conversando para ver o melhor caminho, o que vai ser mais fácil. Tem muita gente torcendo, a minha família, o time de futebol que eu tenho lá na minha região há muitos anos. Ontem todos nós nos reunimos, fizemos um churrasco e eles ficaram na torcida”, disse Ivanor.