De , o fotógrafo de natureza e monitor ambiental, Fernando Silva Maidana, de 30 anos, saiu em busca de “passarinhar” em Bonito, no sudoeste de . Entre os dias 8 de setembro e 17 de outubro deste ano, enquanto passava cerca de 4 horas diárias observando aves, conseguiu registrar e catalogar sete novas espécies na região, sendo uma delas o primeiro registro do Estado, do beija-flor híbrido.

Novas espécies catalogadas em (Reprodução, WikiAves)

“Como está muito quente, eu acordava bem cedo e, por volta das cinco da manhã, já estava em lugares na saída da cidade, que são áreas de mata fechada e entrada de fazendas. Assim, eu colocava as vocalizações de espécies ainda não vistas na região e aí apareciam várias espécies. Finalizava todo dia por volta das 8h30 a 9h, mas, quando estava bom, eu continuava um pouco mais”, contou ao MidiaMAIS Fernando.

Município não tinha novos registros de aves desde 2021

Em seguida, Fernando disse que compartilhou os registros com o Wikiaves, que cataloga espécies em todo o país, constatando que, desde 2021, não havia novos registros no município. No caso do beija-flor híbrido, foi o primeiro registrado do Estado. A estrelinha ametista, por exemplo, também foi registrada pela primeira vez em Bonito.

Chibum registrado na cidade turística no dia 10 de outubro. (Fernando S. Maidana, Arquivo Pessoal)

“Foi incrível por que eu sempre saio para passarinhar em busca de novas espécies e, nestas andanças, tudo pode acontecer. Encontrar ou não, a natureza é imprevisível. E como as aves estão em período de reprodução e são aves bastante migratórias, acredito que este é momento certo de sair em busca de novas espécies”, opinou o fotógrafo de natureza.

Amigo do Fernando, o biólogo e guia de observação de aves, Lucas Yanai, de 30 anos, diz que o registro do beija-flor híbrido foi único. “No primeiro momento a gente não conseguiu fazer a identificação, porque era uma ave que tinha características de uma e outra espécie, sendo resultado de cruzamento entre duas espécies diferentes. Foi aí que o Fernando acabou tirando foto de outras seis ou sete aves, tanto perto de onde trabalha como ao redor de Bonito”, finalizou.

Confira as demais espécies catalogadas:

Tuque-Pium (Fernando S. Maidana, Arquivo Pessoal)
Guaracava-de-crista-branca (Fernando S. Maidana, Arquivo Pessoal)
Bentevizinho-de-penacho-vermelho (Fernando S. Maidana, Arquivo Pessoal)
Azulão (Fernando S. Maidana, Arquivo Pessoal)
Andorinhão-do-temporal (Fernando S. Maidana, Arquivo Pessoal)
Novas espécies foram catalogadas em Bonito por Fernando (Reprodução, WikiAves)

Leia também:

FOTOS: Pela primeira vez em 8 anos, onça-pintada é avistada em ‘paliteiro’ na Serra do Amolar

Saiba Mais