De novo! Exatamente um mês após cometer a de colocar dois personagens no mesmo cenário, cada um com uma guampa de tereré diferente, a novela da TV “Terra e Paixão”, ambientada em , voltou a repetir o equívoco. Será que é de propósito ou os atores têm nojo de reproduzir a tradição tal como ela é?

Em capítulo desta semana, os personagens Jonatas (Paulo Lessa) e Gentil (Flávio Bauraqui) surgiram em cena sentados à mesa da cozinha, tomando tereré, mas sem seguir a tradição paraguaia difundida em Mato Grosso do Sul e em outras regiões do Brasil.

novela mato grosso do sul tereré
Em “Terra e Paixão”, personagens tomam tereré de forma errada – (Fotos: TV Globo, Reprodução)

Na ocasião, pai e filho na trama apareceram lado a lado consumindo a bebida, mas com guampas separadas. Nem chimarrão se toma assim! Na cultura sul-mato-grossense, supostamente representada no folhetim, uma única guampa é compartilhada por várias pessoas nas rodas de tereré, e não é isso que a novela tem levado ao ar.

A obra insiste em mostrar os personagens com guampas individuais, andando para lá e para cá segurando o copo, como se o tereré fosse uma cerveja ou suco, por exemplo.

Cadê a garrafa do tereré?

Outro detalhe que chamou atenção dos telespectadores de Mato Grosso do Sul na mesma sequência foi o fato de, apesar de estarem com guampas individuais, nem Gentil e nem Jonatas portavam uma garrafa com água gelada por perto. Seria infinito o tereré da novela?

Vale destacar que a tradição local tem como costume reunir pessoas e formar rodas, é uma bebida consumida de maneira coletiva e, normalmente, as pessoas se unem para tomar em uma única guampa.

Desde que a novela das nove começou a exibir os personagens tomando em guampas separadas, alguns telespectadores levantaram a hipótese da pandemia ter sido um fator determinante para as cenas irem ao ar dessa forma. Porém, é importante frisar que a OMS decretou oficialmente o fim da crise sanitária em maio deste ano, antes mesmo de “Terra e Paixão” estrear, o que não justifica a invenção da obra quanto ao “novo modo” de tomar tereré.

Para alguns sul-mato-grossenses, os cariocas e globais em geral têm mesmo é um certo receio, ou nojo, de encostar a boca na mesma bomba e, por isso, acabam optando por representar de forma errada a cultura do Estado em que a novela é ambientada.

Erro da representação de costume de Mato Grosso do Sul é recorrente em novela

Há um mês, “Terra e Paixão” exibiu os irmãos Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro) na mesma situação: juntos e transitando entre os cômodos da casa, cada qual com uma guampa própria. Na época, uma moradora chegou a declarar que seus “olhos sul-mato-grossenses sangraram” ao assistir à sequência.

Desse modo, ao repetir a gafe na representação da cultura local, parece que a TV Globo inventou mesmo um “novo jeito” de tomar tereré. Ou seria uma estratégia proposital cometer os mesmos equívocos para repercutir e gerar engajamento nas redes sociais? Ou ainda: será que os atores realmente sentem nojo de dividir a mesma guampa e tomar na mesma bomba, preferindo, assim, cada um ter a sua?

O fato é que os sul-mato-grossenses não estão gostando nada de ver o tereré representado dessa maneira para um Brasil que, em maioria, não conhece a cultura de MS. Tanto que moradores de plantão ligados na novela não perdoaram e detonaram a trama de Walcyr Carrasco. Confira parte da repercussão:

https://twitter.com/tuitsesther/status/1663981983192498199

Outras gafes envolvendo tereré na novela Terra e Paixão

Esta não é a primeira vez que a representação do tereré em “Terra e Paixão” causa incômodo em quem vive em Mato Grosso do Sul. A forma como os atores Cauã Reymond e Tony Ramos consomem a bebida em cena também já desagradou quem é do Estado, além de outros detalhes que não passam despercebidos por quem conhece bem a cultura. O intérprete de Antônio La Selva, inclusive, já chamou a tradição de “tererê” em um capítulo, para o descontentamento da população local.

Relembre casos em que “Terra e Paixão” passou vergonha na hora de representar o costume de MS:

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.