Na última segunda-feira (9), foi ao ar o segundo episódio da 2ª temporada do ‘Duelo de Marceneiros’, no canal do YouTube. Neste novo desafio, os competidores Brendan Decknis e Josué Augusto, os únicos que já se conheciam antes do , tiveram que disputar a aprovação dos jurados, produzindo uma banqueta na cor ‘Freijó Brasil’, em 3h de prova.

Nos bastidores, Brendan já tinha deixado claro que, se ele tivesse o poder de escolha, iria duelar com Josué, de quem já foi gerente no passado. Ou seja, já que ambos conheciam a forma de trabalho do outro, claro que o duelo seria emocionante e muito acirrado. Como que uma previsão, foi exatamente o que aconteceu.

Banqueta ou cadeira?

Com 2h30 de prova, os dois competidores finalizaram suas peças. No entanto, para Brendan, parece que o tiro saiu pela culatra. Ao tentar inovar no design de sua peça, o marceneiro acabou deixando sua banqueta muito mais parecida com uma cadeira, o que decepcionou os três jurados e foi o principal apontamento em sua avaliação.

“Honestamente, o único defeito do seu trabalho é que ela não é uma banqueta, é uma cadeira. Tu fez uma cadeira”, pontuou Bernado Costa. Para ele, apesar do excelente acabamento, a decisão de colocar um encosto na peça e aumentar as proporções da banqueta fizeram com que Brendan fugisse do tema da prova.

O mesmo afirmou o professor José Fernandes, da Leo Madeiras. “Eu gostei muito da sua cadeira. Mas ela, ao meus olhos, ela é uma cadeira, não uma banqueta”, disse ele, desapontado. “Bem acabada, um design muito bem feito, muito bem estudado (…) mas aos meus olhos você não atingiu, você não fez o que foi pedido neste desafio”, finalizou sua avaliação.

Sobre as alegações de queria fugido do tema da prova, Brendan se defendeu, explicando o seu projeto.”A ideia que eu tive em trabalhar com uma banqueta diferente foi utilizar um encosto, a primeira coisa. Eu tentei fazer algo muito bem feito, justamente pra que aquele que estiver assistindo fale: ‘não, esse cara eu traria pra trabalhar em casa e fazer meus móveis’. Então imaginei algo do tipo, algo bem feito e com diferencial nos encaixes, porque eu utilizei 4 parafusos apenas, um diferencial aí”, afirmou o marceneiro.

Afinal, quem ganhou?

Já sobre a peça produzida por Josué, os jurados não se estenderam muito em suas avaliações. Para eles, o marceneiro conseguiu concluir um móvel muito bem-acabado e com um design que está em alta, no entanto, faltou ele explorar a multifuncionalidade do seu móvel. Sobre isso, Josué se defendeu, sem concordar muito com o apontamento feito: “Eu não sabia que um móvel tem que ter mais de uma função. Se eu soubesse também, podia ter bolado isso aí”.

Seguindo a edição do episódio passado, os telespectadores não puderam conferir o grande vencedor do duelo, já que a informação só será divulgada na próxima segunda-feira (16), quando o terceiro episódio for ao ar. E aí, quem você acha que será o eliminado da semana?

Confira o resultado do trabalho de Brendan e Josué assistindo ao 2º episódio: