Era o primeiro dia de gravações do show “Duelo de Marceneiros”, em , quando o Jornal Midiamax conversou com todos os participantes antes mesmo das câmeras serem ligadas. Ainda assim, naquele momento, o marceneiro Brendan Santiago, de 28 anos, só tinha uma certeza: “eu vou pra final”, garantiu ele, em bate-papo prévio, anterior ao start do primeiro “gravando”.

Convicto de si, Brendan chegou determinado e com muitas estratégias já pensadas, que ele revelou com exclusividade. Por conhecer um dos participantes de outros tempos, o marceneiro já tinha até algumas decisões previamente pensadas antes das gravações começarem.

“Gosto de coisas difíceis”

Logo de cara, mostrou que seria estrategista, mas também abriu o baú e contou um pouco de sua história na marcenaria, além de revelar seu maior inimigo na competição.

“Eu comecei quando tinha 14 pra 15 anos na marcenaria. Foi através de alguns conhecidos na igreja, recebi a oportunidade para ser auxiliar. Nessa época, eu queria muito trabalhar. Logo, eu segui carreira nisso e estou até hoje”, conta o marceneiro campo-grandense.

Brendan no set do "Duelo de Marceneiros" - (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)
Brendan no set do “Duelo de Marceneiros” – (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Em seguida, Brendan explica por que se inscreveu para o “Duelo de Marceneiros”. “Gosto muito de trabalhar com coisas bem difíceis, com projetos bem complicados. Um prazer enorme, uma satisfação muito grande. Eu vi esse desafio e pensei que eu teria chance de entrar. E consegui. Oportunidade importante para crescer dentro da área”, afirma.

Calculando a rota

Questionado se conhece algum de seus concorrentes, o marceneiro revela que sim. “Já trabalhei com o Josué, que é um dos participantes, já trabalhei com a Rita de Cássia, que é a apresentadora. Já trabalhei aqui na marcenaria Staleiro [da Rita] também, onde vamos gravar o reality”, entrega ele.

Brendan também relata que o participante Josué foi funcionário de uma marcenaria da qual ele era gerente em Campo Grande e, por isso, sabe bem como esse concorrente trabalha. Tanto que decidiu que, se for o primeiro sorteado, fará questão de escolher Josué para duelar.

“Como eu conheço o Josué, vou chamar ele. Trabalhar com quem a gente conhece é melhor do que com quem a gente não conhece”, entrega.

Josué e Brendan se conhecem do passado - (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)
Josué e Brendan se conhecem do passado – (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Ameaça, maior inimigo e “certeza que vou pra final”

Maior desafio? Brendan afirma ter dois. “Medo de não dar tempo. Tempo aqui é o nosso maior inimigo, porque tempo e acabamento são duas coisas que divergem muito. O que pode fazer me fazer não ganhar talvez seja um pouco do nervosismo, estar de frente para câmeras e jurados, pode ser que me atrapalhe um pouco. Mas a gente só vai saber na hora”, reflete.

Em relação a uma possível ameaça, ele menciona Jimmy, único marceneiro que veio de fora (Curitiba) para participar do reality show. “A gente sabe que tem gente que é de fora, então bate aquele medo. ‘Será que aquele cara sabe mais do que eu? Será que é rápido, será que ele tem um bom acabamento? Essas são as dúvidas”, comenta.

Com 14 anos de experiência, o marceneiro termina respondendo por que vai ganhar o “Duelo de Marceneiros”. “Por que estou determinado, acho que a maior preocupação nossa não é nem ganhar, é vencer o medo das câmeras, o medo de estar com um público te observando, mas eu vim bem determinado a vencer esse medo e dar o meu melhor. Tenho certeza, se eu não ganhar, pelo menos eu vou pra final”, encerra ele.

Todos os seis marceneiros profissionais participantes do reality show - (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)
Todos os seis marceneiros profissionais participantes do reality show – (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Duelo dos Marceneiros

Nesta edição, seis marceneiros duelam e criam peças que devem impressionar um time de peso de jurados especialistas em marcenaria. O vencedor será definido por meio de votação popular nas redes sociais.

Criado e produzido em Campo Grande pelos publicitários Raphael Duprat e Karla Roa, “Duelo de Marceneiros” é também o primeiro reality de marcenaria do Brasil. Esta é a segunda temporada e os episódios serão disponibilizados semanalmente no YouTube, até que a edição acabe, a partir desta segunda-feira, dia 2 de outubro.

Conheça outros marceneiros participantes da temporada:

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.