Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Além de Nova Primavera, novela Terra e Paixão inventa outra cidade para Mato Grosso do Sul

Já ouviu falar em Florbela? Depois de criar Nova Primavera, autor inventou mais um município para o Mato Grosso do Sul retratado na novela Terra e Paixão
João Ramos -
nova primavera
Letreiro de Nova Primavera e Fazenda em MS onde algumas cenas foram gravadas - (Fotos: Reprodução, TV Globo e Fazenda Annalu)

Mato Grosso do Sul paralelo? Para ambientar sua história no Estado, a novela das nove da “Terra e Paixão” parece ter inventado um Mato Grosso do Sul para chamar de seu. Isso porque, apesar de ter gravado cenas entre Dourados e e usar o nome de MS em sua ambientação, a trama se passa em um município fictício chamado Nova Primavera. Além disso, no decorrer da história, o autor Walcyr Carrasco acabou criando mais uma cidade que não existe em MS parar dar continuidade à “Terra e Paixão”. Assim, nasceu Florbela.

Quem acompanha o folhetim já deve ter notado que, volta e meia, os personagens mencionam Florbela, o tal município vizinho de Nova Primavera, quando precisam dar uma “escapulida”. Na trama, Florbela também é ambientada em Mato Grosso do Sul e serve principalmente para as figuras do folhetim realizarem suas tramoias.

Florbela, conforme evidenciado pelo próprio desgaste já enfrentado pela trama, pode ter surgido da necessidade do autor em dar movimento à sua história. Ela não existia desde o começo e, lá pelo capítulo 80, começou a ser mencionada. Faltava algo, uma troca de ambiente mais abrupta para tirar os personagens do pequeno universo de Nova Primavera, mesmo que um pouquinho e só de vez em quando. O local entra em ação no roteiro justamente quando os personagens não podem ser vistos em Nova Primavera – ou seja, quando estão fazendo algo que não pode ser descoberto.

Enquanto Nova Primavera se apresenta como uma cidade de pegada mais rural, Florbela se mostra mais sofisticada e com mais recursos. É neste município fictício que o autor se permite transportar os personagens para restaurantes luxuosos, passeios diversionais ou simplesmente uma viagem para sair da rotina. Até o flagra da de Irene (Glória Pires) em Antônio (Tony Ramos) aconteceu em um motel de Florbela.

Mato Grosso do Sul diferente

Mas, por que não mencionar viagens e passeios a Dourados, , ou Deodápolis, por exemplo? E por que criar cidades que não existem se a novela faz questão de dizer que se passa em Mato Grosso do Sul? É o que muita gente se questiona.

E, como se não bastasse inventar uma cidade para MS, “Terra e Paixão” acabou inventando logo duas. Qual seria a razão para tudo isso? A explicação mais convincente é o conforto para criar.

Isso porque a decisão de ambientar a novela em um município ficcional partiu do próprio autor Walcyr Carrasco, para ter mais liberdade de “viajar” e “voar” em seu folhetim – já que o recurso facilita a fantasia sem amarras. Desse modo, o escritor conseguiu criar um universo muito próprio e com personagens muito específicos que vivem ali, naquela realidade paralela.

Por isso, transportá-los para “cidades reais”, mesmo que simuladas nos Estúdios ou em externas no próprio Rio de Janeiro, acabou se tornando mais difícil. Além disso, poderia ser espinhoso para a trama citar Dourados ou outra cidade para as rápidas viagens dos personagens, que costumam ser para ações bem questionáveis e algumas até ilícitas.

Apenas Campo Grande segue sendo mencionada e somente como ponte aérea para alguma locomoção ao Rio de Janeiro.

Vontade de conhecer?

Para ambientar Florbela, “Terra e Paixão” não usou nenhuma imagem gravada em Mato Grosso do Sul – ainda! Enquanto Nova Primavera é ilustrada com takes filmados nas ruas de Lagoa Bonita, distrito de Deodápolis, Florbela não tem cidade cenográfica e apenas utiliza cenários genéricos de restaurantes, parques, ruas e um motel, no próprio Rio de Janeiro. Mas, a principal concentração das cenas do município irreal ocorrem mesmo dentro da TV Globo. Não há nada de específico ou característico.

Apesar de estranhar e não curtir muito a invenção de cidades para MS, a população sul-mato-grossense ainda questiona a decisão do autor sobre a criação desses municípios. Contudo, em comentários na internet, os mesmos confessam a vontade de dar uma espiadinha de perto e conhecer tanto Nova Primavera quanto Florbela.

Convidativo e já com suas marcas registradas, o universo de “Terra e Paixão” fisgou o telespectador sul-mato-grossense a tal ponto, especialmente porque essas cidades são comentadas com carinho e apego pela audiência, que se sente íntima dos personagens e lugares da história.

Cada vez mais disposta a prender o público de MS, “Terra e Paixão” tem apostado em cenas super representativas para a população do Estado, como explicações de que este Mato Grosso é “do Sul”, o frequente aparecimento do tereré e até uma “aula” sobre chipa. Confira:

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Terminam na próxima quarta inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

ONU alerta para tortura em guerra entre Rússia e Ucrânia

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Com atuação discreta de Neymar, Santos e Fluminense não saem do zero

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno assustam moradores de dois bairros em Campo Grande

Terreno é cercado de casas e comércios

Mundo

Deputada pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil

Alexandra Ocasio-Cortez pediu uma avaliação do impacto das tarifas nas relações entre os dois países

Polícia

Idoso morre após ser atropelado por trator em fazenda de Maracaju

Vítima estava visitando propriedade rural e morreu em hospital da Capital

Esportes

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

Partida foi pela 22ª rodada do Brasileirão, última antes da pausa para a Data Fifa