Gente? Mel e canela na chipa? Depois de cinco meses no ar sem falar em sopa paraguaia e outras iguarias sul-mato-grossenses, inclusive provocando a revolta dos moradores, a novela “Terra e Paixão” se propôs a ensinar receita de chipa no capítulo desta terça-feira (7).

Só que, ao invés da receita como todos conhecem, o folhetim ambientado em Mato Grosso do Sul detalhou o preparo e citou mel e canela como ingredientes indispensáveis da massa.

Na cena em questão, a protagonista Aline (Bárbara Reis) decidiu cozinhar com o filho João (Matheus Assis) para “se alegrar e mandar a tristeza embora”. “O que você acha da gente fazer uma chipa?”, convidou ela, tarde da noite. “Huum, chipa! Meu preferido”, respondeu o menino.

Esta foi a primeira vez em 158 capítulos que o folhetim mencionou o típico salgado de MS em formato de ferradura, feito de polvilho, queijo, ovos e sal.

chipa mel canela novela
Cena polemizou entre os sul-mato-grossenses – (Foto: Reprodução, TV Globo)

Receita estranha de chipa com mel e canela

Minutos depois, Aline apareceu sobre a mesa botando a mão na massa nos ingredientes junto com a mãe Jussara (Tatiana Tibúrcio). Enquanto manuseava o preparo, a protagonista deu uma “aula” para o filho. “Os ingredientes são como nossos sentimentos, João. A gente precisa dosar todos eles para a receita dar certo e ficar saborosa”, iniciou ela.

“Pra chipa ficar assim, fofa e macia, a gente tem que saber a quantidade de água suficiente pra dar esse ponto nela. E a água, a pureza dela, na quantidade certa, é que dá essa firmeza na massa”, acrescentou Aline.

Curioso com a receita, o garoto questionou a mãe e a avó: “E o que mais precisa pra chipa ficar boa?”. “Precisa da doçura do mel, porque o mel é como se fosse os sorrisos, a nossa alegria. O prazer que a gente tem nas coisas, assim como na nossa vida”, respondeu a protagonista.

chipa mel canela novela
Jussara passando receita errada de chipa – (Foto: Reprodução, TV Globo)

Chipa com mel e canela foi usada para novela falar metáforas esquisitas

Ralando queijo, Jussara se meteu e piorou a situação. “Aaah, e tem a canela também. Porque a canela na medida certa, ela é doce. Doce assim que nem o amor, sabe, mas se exagerar ela pode ficar perigosa. Igual as paixões exageradas que as pessoas sentem. Ah, e tem também o mel, que pra combinar com ele a gente coloca o que? Sal… uma pitada de sal. Que o sal faz o sabor da massa ressaltar, aparecer mais. E aí fica faltando só o que? Calor…”, disse a dona de casa.

“Mas o forno não pode estar nem tão frio e nem tão quente, a chipa não pode ficar muito tempo no forno porque senão desanda, fica dura. Porque o fogo exagerado é que nem o ódio, a raiva… acaba estragando tudo”, disparou Aline, em uma fala cheia de metáforas esquisitas.

chipa mel canela novela
Ovos, queijo e polvilho foram os únicos ingredientes certos na mesa, mas não chegaram a ser mencionados nas metáforas do diálogo – (Foto: Reprodução, TV Globo)

Trecho foi criticado

Assim que a cena foi ao ar, sul-mato-grossenses ficaram chocados e passaram a se questionar de onde a novela tirou isso, já que a massa de chipa não leva esses ingredientes. A cena também foi criticada por sua “aleatoriedade”: uma protagonista, no meio da noite, resolve fazer chipa, inventa uma receita com ingredientes que não a compõem, e ainda usa o preparo para fazer metáforas estranhas sobre a vida.

Vale lembrar que “Terra e Paixão” já polemizou outras vezes justamente por conta da chipa. É que a trama, até então, nunca havia mostrado um quitute sul-mato-grossense nas mesas que são fartas de comidas. A ausência de sopa paraguaia e da própria chipa causaram estranheza aos moradores de MS, que reclamaram nas redes sociais.

Além disso, na festa de lançamento da novela, em abril deste ano, a TV Globo serviu uma espécie de chipa aos convidados. O Jornal Midiamax provou o biscoito oferecido no evento e ele em nada lembrava a tradicional chipa paraguaia. Também servida na mesma festa a convidados da imprensa de todo o Brasil, a sopa paraguaia acabou sobrando nos pratos porque, aparentemente, ninguém quis comer.

Relembre:

chipa mel canela novela
É possível ver na assadeira que o formato de ferradura da chipa a cena acertou – (Foto: Reprodução, TV Globo)

Chipa deu o que falar

Agora, no entanto, depois de 158 capítulos mostrando a cultura do tereré, abordando a confusão com Mato Grosso e dando espaço a outras questões super representativas para os sul-mato-grossenses, a trama de Walcyr Carrasco finalmente trouxe à luz a culinária local com destaque inicial para a chipa. O problema, contudo, foi a receita completamente errada.

Por outro lado, alguns comemoraram o simples fato de “Terra e Paixão” fazer uma cena só sobre a chipa, pois isso teria feito “o Brasil inteiro pesquisar e conhecer a iguaria”.

Veja a repercussão:

https://twitter.com/ftdsqn/status/1722061665657659897
Chipa tradicional em MS - (Foto: Leonardo de França / Jornal Midiamax)
Chipa tradicional em MS – (Foto: Leonardo de França / Jornal Midiamax)

Confira uma receita mais correta de chipa:

Ingredientes

  • leite
  • 2 ovos
  • 100 g de margarina
  • 500 g de queijo ralado
  • 400 g de polvilho doce
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque os ovos, a margarina, o queijo ralado e o polvilho em um recipiente e misture bem. Em seguida, acrescente leite em pequenas quantidades até a massa chegar ao ponto. O ponto correto é quando a massa não gruda mais nas mãos.
  2. Modele a massa em porções em formato de ferradura, como na imagem acima.
  3. Coloque a massa da chipa em assadeira untada e leve ao forno previamente aquecido, a mais ou menos 180ºC.
  4. Deixe assar por cerca de 20 minutos.

Fale com o Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. Acima de tudo, com sigilo garantido por lei.

Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok.