Luzes, música, artistas renomados e coreografias incríveis. O Palco das Águas, principal do Festival de Inverno de Bonito, tinha tudo para atrair os olhares do público. Só que, nesta 21ª edição, algo também chamou muita atenção: a presença de intérpretes de libras, no canto direito do palco, fazendo gestos da segunda língua oficial do Brasil a cada música e demonstrando todo o respeito à comunidade surda.

“A interpretação, da língua de sinais nas músicas, é muito importante para promover acessibilidade para o surdo, uma vez que o surdo faz parte do Brasil, então, ele precisa se sentir incluído e a disponibilidade do intérprete de libras proporciona tudo isto, é acessibilidade”, afirmou ao MidiaMAIS a intérprete Danielle Vergutz, de 31 anos.

Conforme Dani, como é chamada, é a primeira vez que o trio participa do festival e está muito feliz. “Foi muito bacana e especial estar aqui em Bonito. Ver a comunidade surda representada desta forma é incrível, muito legal mesmo”, comentou.

O intérprete Felipe Sampaio, de 22 anos, fala que sentiu o calor do público a todo momento. “As pessoas filmavam a gente o tempo todo. Quando acabou cada show, vieram falar com a gente, elogiar o nosso trabalho. A gente sente que as pessoas ouvintes adoram o intérprete de libras. E o melhor de tudo isto é ver os surdos se sentindo como parte disso tudo”, argumentou.  

Artistas fizeram questão de vir falar conosco, dizem intérpretes

De acordo com o jovem, todos os artistas presentes no palco fizeram questão de falar com eles. “O Daniel veio conversar com a gente. A Gaby Amarantos fez sinais em libras pra gente e a Majur também é uma pessoa maravilhosa, falou conosco, assim como os outros. Acho bacana esse reciprocidade, faz o nosso trabalho como intérprete valer a pena”, avaliou.

A professora e também intérprete Laryssa Durigon, de 24 anos, fala que o trio estudou o repertório musical antecipado e está muito feliz com o resultado. “A gente quer sim continuar fazendo shows e foi bom demais ver todo este retorno do nosso trabalho”, finalizou.

Leia também:

Com muito rock’n roll e MPB, Banda Ira encerra programação do Festival de Inverno: ‘Bonito é super bonito’

Vanessa da Mata nem imaginava, mas usou ‘vermelho do amor’ em Bonito e ganhou coro de crianças

Gaby Amarantos diz que ‘sai de alma lavada’ após cantar em Bonito, mas quer voltar para fazer selfie com xará

VÍDEO: Cantor Daniel está longe de ser tiktoker, mas arrasa há 27 anos fazendo passinho do ‘eu me amarrei’

Festival de Inverno de Bonito foi realizado de 25 a 28 de agosto de 2022, com várias atrações culturais, como músicas, dança, teatro, circo, etc. Confira a programação completa do FIB neste link.