Em 11 anos de chácara, a empresária Tatiana Ota, de 36 anos, já colaborou no de diversos animais. Quando não era ela, era o pai ajudando a salvar coruja, gambá, teiú, quati, cobra e até anta, levando os animais feridos para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em . Desta vez, foram recém-nascidos que chamaram a atenção da família, enquanto limpavam o quintal.

Tudo aconteceu quando o pai da Tati, como ela é conhecida, estava roçando a vegetação e escutou um barulho. “Existem vários ninhos aqui ao redor, geralmente de pássaros. Este que caiu inclusive a gente acha que é canarinho. Ficamos um tempo esperando a voltar, mas, não voltou. E o filhote estava abrindo a boca, queria alimento, então levamos ao Cras”, relembrou.

Outros animais resgatados em chácara de Campo Grande. Foto: Tatiana Ota/Arquivo Pessoal
Outros animais resgatados em chácara de Campo Grande. Foto: Tatiana Ota/Arquivo Pessoal

Ao chegar, Tati contou que viu o momento em que o tucano comeu um dos filhotes e, com a movimentação, o ninho caiu. “Colocamos em uma árvore mais baixa e deixamos lá um tempo, mas, a mãe realmente não apareceu. E é a mãe que leva alimento, então, achei melhor levar no Cras, até para não contaminar porque era muito novinho. Eles fizeram uma papinha e deram em uma seringa”, explicou.

Como é a alimentação do tucano?

A alimentação do tucano consiste em frutas, insetos, ovos e podem predar filhotes de outras aves. Segundo especialistas, os , quando estão em seu ambiente natural, não economizam no tipo de alimento. A variedade nutritiva dependerá da quantidade de árvores frutíferas encontradas no local onde o animal vive.

Como pássaros estacionários, uma vez que estão em um lugar, ficam para morar até que sejam obrigados a procurar comida em outro local.

Este fato pode ser prejudicial ao manter uma dieta balanceada, principalmente quando os frutos são escassos. Mas a vantagem dos tucanos é que eles são adaptáveis às circunstâncias porque eles também comem insetos.

Leia também:

Raro, animal em extinção é avistado com filhote em cidade de MS: ‘É como ganhar na mega-sena'

‘Ah, pronto, agora quero uma arara': ave símbolo de Campo Grande também pode ser um pet