Só fogo e sal: churrasqueiros de MS participam de campeonato mundial na Colômbia

Equipe, com integrantes de Campo Grande e Aquidauana, participará de evento representando o Brasil neste mês de julho
| 29/06/2022
- 10:33
Só fogo e sal: churrasqueiros de MS participam de campeonato mundial na Colômbia
Assador diz que participa de inúmeros eventos em MS. Foto: Alisson Silva/Arquivo Pessoal

Que tecnologia, que nada! O negócio será no modo ancestral, mostrando que churrasqueiro bom mesmo se vira com somente fogo e sal na carne. É este o propósito do Mundial de Assadores na Colômbia, que contará com a presença de profissionais de Mato Grosso do Sul.

churrascos 2 - Só fogo e sal: churrasqueiros de MS participam de campeonato mundial na Colômbia
Equipe de MS vai representar o Brasil em campeonato mundial. Foto: Alisson Silva/Arquivo Pessoal

A equipe de assadores MS Carnes inclusive representará o brasil no torneiro mundial, promovido pela confederação pan-americana de assadores. São ao todo 20 equipes de diferentes países, sendo que, em meio à competição, serão mostradas inúmeras técnicas de churrasco.

"O churrasco ancestral tem técnicas diferentes, porque é aquele trabalho de fogo de chão, do calor, da temperatura distante da proteína em si, ou seja, da costela, do cordeiro, do leitão. Lá no campeonato os espetos serão oferecidos no campeonato. É um método mais antigo para trazer um sabor diferenciado, principalmente pelo maior do churrasco. É o caso de uma costela, de 6 a 12 horas de fogo para chegar no tempo ideal", argumentou ao Jornal Midiamax o assador Alisson do Nascimento Silva, de 45 anos.

Sobre o sal, Silva comentou que "cada um tem a sua técnica". "Pode ser colocado sal antes, sal depois, depende muito do profissional. Eu, no caso, tenho adotado a técnica de temperar após a proteína estar pronta. Mas, ao longo destes 20 anos e muitas competições, digo que estou sempre aprendendo", explicou.

Venezuela criou organização de churrasqueiros

A competição em Medellín é mais um evento criado da Associação Colombiana de Churrasqueiros em conjunto com a Confederação Pan-Americana de Churrasqueiros, organização de churrasqueiros de cada país, onde a é membro fundador.

A tecnologia estará totalmente fora do torneio, como o selo ancestral exige e, ao mesmo tempo, coloca cada time e cultura à prova por técnicas que usa o fogo em sua totalidade.

assadores - Só fogo e sal: churrasqueiros de MS participam de campeonato mundial na Colômbia
Assadores de MS vão participar de campeonato mundial. Foto: Montagem/Jornal Midiamax

Os integrantes da equipe MS Carnes embarcam do dia 23 a 25 de Julho de 2022, com a carta de apresentação da Associação dos Churrasqueiros do Brasil, assinada por André Bola, presidente da entidade.

A equipe é formada por assadores de Campo Grande: Alisson, Téo Luís, Jamil Siqueira e Jhonatan Pedroso, de Aquidauana. Todos possuem ampla experiência em festivais de churrasco.

Evento Assadores - Só fogo e sal: churrasqueiros de MS participam de campeonato mundial na Colômbia
Torneio Mundial de Asadores Ancestrales Colombia (Imagem Divulgação)

Veja também

Últimas notícias