A prática de DIY (Do It Yourself), mais conhecida como ‘faça você mesmo' na tradução para o português, ficou bem famosa nos últimos anos e se tornou a verdadeira sensação na hora de criar objetos, itens de decoração ou reparos sem precisar de um serviço terceirizado. Quem coloca ‘a mão na massa' é você mesmo, igual o próprio nome diz. O DIY é uma maneira de economizar e garantir itens criativos em casa. Disso, Rafael Zago Machado entende bem. De para o Brasil inteiro, ele produz vídeos ensinando DIY que estão bombando na Internet.

Aos 35 anos, Rafael já apareceu no MidiaMAIS em novembro de 2021 por adorar tomar tereré no copo da Stanley. Dessa vez, ele está de volta a fim de mostrar esse incrível universo do DIY que, além de proporcionar artesanatos incríveis, possibilitou a ele começar uma nova carreira na web.

Professor Pardal – o início de tudo

O influenciador digital começou a postar vídeos desse conteúdo em junho de 2020. Antes, ele trabalhou como programador web, sonoplasta em emissora de televisão e como arquiteto. A carreira na Internet, então, foi uma surpresa.

“Nunca havia trabalhado com artesanato e/ou confecção de coisas caseiras antes, isso surgiu com a criação dos conteúdos para as redes”, revelou ao Jornal Midiamax. No entanto, toda essa técnica é uma herança que adquiriu quando ainda era apenas uma criança. Na infância, ele tinha o costume de criar coisas para si mesmo. Tanto é que, naquela época, seu talento lhe rendeu um apelido bem convincente.

“Na infância, na família, me chamavam de Professor Pardal — referência ao Tio Patinhas, o Pato Donald da — pois sempre estava fazendo alguma gambiarra ou invenção. Então, não foi difícil continuar a criar, porém gravando e compartilhando dessa vez”, comemora Zago.

DIY
(Foto: Arquivo Pessoal)

 

Estourado na web

Rafael Zago está bombando na Internet com vídeos e tutoriais de DIY. Até o momento, ele acumula mais de 2,2 milhões de seguidores em quatro : TikTok (1,8 milhão); (62,7 mil); Kwai (400,9 mil) e YouTube (8,72 mil).

[Colocar ALT]
(Foto: Arquivo Pessoal)

Os vídeos mais famosos até o momento foram:

  • Da reforma de um bebedouro, atualmente com 12,9 milhões de views e 1,4 milhão de curtida;
  • Outro questionando sobre qual máscara deveria confeccionar, com 7 milhões de visualizações de 83,2 mil comentários;
  • Mais um sobre reforma de geladeira, com 9 milhões de views e 49,4 mil compartilhamentos.

Os vídeos de maior sucesso, com certeza, são os que ensinam coisas simples e funcionais para o dia a dia, decoração, brinquedos e até produtos da saga Harry Potter, como varinhas, luminárias e o pomo de ouro. Para Rafael, a proporção do quanto os conteúdos se expandiram foi inesperada. Mesmo assim, se sente realizado por ajudar as pessoas.

“Antes de tudo isso acontecer, nem passava pela minha cabeça fazer o que faço, e como eu considero que tudo foi acontecendo muito rápido, nem tive tempo de me acostumar com isso, pra falar a verdade. A melhor parte dos feedbacks é saber que, de alguma forma, meu conteúdo é útil, seja pra entreter ou ensinar algo”, conclui.

Confira alguns vídeos do influenciador digital de Campo Grande:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Rafael Zago | DIY (@rafaelzagobr)

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Rafael Zago | DIY (@rafaelzagobr)

 

Curtiu? Segue a gente no InstagramFacebook e TikTok. Tem sugestões? Mande pelas redes sociais ou pelo WhatsApp do MidiaMAIS: (67) 99852-0998.