Depois de percorrer o mundo e ganhar destaque fora do Brasil, o curta-metragem ‘O Formoso', gravado em Campo Grande, foi o mais bem qualificado e ficou em primeiro lugar em premiação internacional de cinema. Em uma disputa com outros países, o projeto audiovisual foi eleito o preferido no evento.

'O Formoso' foi selecionado e ficou em primeiro lugar no Festival da ‘Monthly Indie Shorts'. Segundo o diretor da obra, Roberto Leite, a decisão final foi do público e também do júri. “O festival aconteceu em 15 dias e as pessoas tinham acesso aos filmes e podiam votar. Dentre todos os filmes o nosso foi o mais votado”, contou Leite.

Representa o Brasil

O foi produzido em Campo Grande, mas também representa uma conquista para todo o Brasil. No evento, participavam da competição os Estados Unidos, Itália, Canadá, França, Polônia, Índia e Inglaterra. Para a equipe que produziu o filme, foi uma surpresa levar o prêmio para casa.

“Ficamos surpresos pelo segundo prêmio do júri porque ele é composto por profissionais qualificados do festival. Pra gente ser premiado em festival com filme independente mostra a força do cinema. Estamos lá representando o Brasil na competição, onde culturas diferentes nos enxergam. É muito bom para entendermos a importância do cinema local”, afirma o diretor.

Como prêmio, o filme pode ser incluído na plataforma iPitch.TV, que dá visibilidade para projetos de curta-metragem.

O Formoso

Com duração de 13 minutos, o curta-metragem traz a história de uma criança sonhadora que é obrigada a se deparar com a triste realidade de um galo sendo maltratado. Lucas, o menino pardo, franzino, que vive em um bairro marcado pela pobreza e rua de terra, conhece Zé Galo, um homem amargo e cruel, dono de uma rinha de galo. Com um ar de que busca conhecer o desconhecido e saciar uma curiosidade, o menino se depara com “O Formoso”, o galo que se rendeu às dores de mais uma batalha, forçado por seu dono, Zé Galo.

“Ele entra neste mundo obscuro que é a rinha de galo […] o filme trabalha sobre isso, o olhar da criança sobre o animal que está sendo maltratado naquele momento”, disse Roberto Leite, diretor do filme, ao Jornal Midiamax.

Lançado em 2022, ‘O Formoso' contou com uma produção de dois anos. No mês de março, o filme chegou a três festivais internacionais, sendo o mais recente o Monthly Indie Shorts.

Outros festivais em que o filme foi selecionado são:

  • Crossroads Film Festival – Instanbul;
  • Pinewood Studios, Sessions by Lift-Off Global Network – Inglaterra;
  • Festival First Time Filmmaker Sessions 2020 – EUA;
  • Cinevoyage International Film Festival 2022 – India;
  • The Fourth Meihodo International Youth Visual Media – Nova Yorque;
  • 8ª Mostra Audiovisual de – Brasil.

“Nosso filme ainda está dando muito orgulho porque fomos convidados para festivais que estão para acontecer e não esperávamos toda essa repercussão. O filme foi para Paris esse mês em outro festival”.

A intenção da equipe, agora, é continuar inscrevendo o curta nos festivais para que, posteriormente, ele seja lançado numa plataforma individual. Confira o trailer de ‘O Formoso' abaixo:


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok


Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.