Dia do Cinema Brasileiro: Confira 10 filmes gravados em Mato Grosso do Sul

Lista de filmes também conta com atores brasileiros e internacionais
| 19/06/2022
- 12:59
Dia do Cinema Brasileiro: Confira 10 filmes gravados em Mato Grosso do Sul
Filme Não Devore Meu Coração foi gravado na fronteira de MS com o Paraguai. (Foto: Divulgação)

Pegue a pipoca e comemore a Dia do Cinema Brasileiro com dez filmes de longa-metragem que foram produzidos em Mato Grosso do Sul. A lista preparada pela Fundação de Cultura do MS, traz destaque a cineastas brasileiros estrangeiros e que trazem no enredo histórias e paisagens na terra sul-mato-grossense.

Confira a lista dos filmes:

  • Alma do (1931) - Direção: Líbero Luxardo

Sinopse: Durante uma visita ao túmulo do coronel Carlos de Morais Camisão, é reconstituída a dramática "Retirada da Laguna", ocorrida durante a Guerra do Paraguai. Após uma fracassada tentativa de invadir territórios paraguaios, soldados brasileiros enfrentaram a cólera e a fome enquanto sofriam com a perseguição de tropas paraguaias em meio a uma região pantanosa. O drama também conta com cenas documentais.

  • Terra Vermelha (2008) - Direção: Marco Brechis

Sinopse: Um grupo de índios vive em uma fazenda trabalhando como escravos e ganham alguns trocados para posarem como atração turística. Eles decidem reivindicar suas terras e de seus ancestrais, começando um grande conflito com os fazendeiros.

Filmes Madalena
Cena do Madalena. (Foto: Divulgação)
  • Madalena (2018) - Direção: Madiano Marcheti

Sinopse: O corpo de Madalena, uma mulher trans, é encontrado em uma plantação de soja, e três jovens têm suas vidas conectadas pelo espírito dela, lutando para superar a violência em um país que assassina sua população LGBTQIA+.

  • Cabeça a prêmio (2010) - Direção: Marco Ricca

Sinopse: A família Menezes é uma família poderosa de criadores de animais do Centro-Oeste e sempre estiveram à frente de todas as transações ilegais na região. Nos últimos tempos, eles têm observado como o sistema que os protegeu durante tantos anos se desintegra lentamente. Mirão Menezes vive à mercê da indústria do narcotráfico, das autoridades cada vez mais abusivas e da permanente e violenta luta pelo poder com seu irmão Abílio.

  • Brava gente brasileira (2001) - Direção: Lúcia Murat

Sinopse: Um grupo de soldados acompanha o cartógrafo Diogo, um recém-chegado, que foi enviado pela Coroa Portuguesa para fazer um levantamento topográfico da região. No caminho do forte, eles descobrem um grupo de mulheres índias tomando banho em um rio.

  • Kaiguange Pontaria do Diabo (1974) -Direção: Carlos Hugo Christensen

Sinopse: O filme retrata o drama social vivido por agricultores expulsos das terras que ocupavam. Na fronteira entre Brasil e Paraguai, um bando de jagunços aterroriza posseiros com a conivência do delegado, até o aparecimento de Caingangue, mestiço misterioso que aprendeu a lutar para sobreviver.

  • Não devore meu coração (2017) -Direção: Felipe Bragança

Sinopse: Joca, um menino brasileiro de 13 anos, e Basano La Tatuada, uma menina indígena paraguaia, vivem na fronteira entre os dois países. Joca está apaixonado por Basano, e busca fazer de tudo para conquistá-la, até enfrentar as memórias violentas da Guerra do Paraguai e os segredos de seu irmão mais velho, que é envolvido com uma perigosa gangue de motociclistas da região.

Filme Matadores
Os Matadores, um dos filmes gravados com Murilo Benício. (Foto: Reprodução)
  • Os matadores (1997) - Direção: Beto Brant

Sinopse: Dois matadores profissionais aguardam a chegada de seu alvo em um bar na divisa entre o Brasil e o Paraguai. Toninho conversa com o veterano Alfredão sobre a vida e as façanhas realizadas por Múcio, o matador mais temido e competente da região.

  • Carmo (2008) - Direção: Murilo Pasta

Sinopse: Desesperada para sair de sua cidade, uma mulher aceita ajudar um contrabandista cadeirante a transportar uma carga ilegal.

  • Em nome da Lei (2016) - Direção: Sérgio Rezende

Sinopse: O juiz federal Vitor é jovem e recém-chegado à cidade de Fronteira. Com muita disposição para trabalhar e vontade de solucionar problemas e trazer tranquilidade à cidadezinha, ele quer desmontar um esquema de contrabando e tráfico de drogas que vem ganhando força na região. Para prender o perigoso Gomez, Vitor conta com a ajuda de Alice, a procuradora por quem se apaixona. Ele também pede ajuda à equipe do policial federal Elton.

Veja também

Nemo em Campo Grande? Peixes-palhaço podem ser vistos em tanque itinerante do Bioparque

Últimas notícias