Com marca registrada em Bodoquena, artista nômade percorre MS pintando mandalas
Viajando pelo mundo há 15 anos, a artista nômade Shela passa temporada em MS para pintar mandalas e levar conhecimento à população
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Você já ouviu falar nas mandalas? Belas e coloridas, são uma representação geométrica da dinâmica da relação entre o ser humano e o cosmo. Assim, é uma figura que contém subdivisões, estando presente em várias crenças e culturas ao redor do mundo, como no hinduísmo e budismo. Dessa forma, a artista nômade Shela Gawalim, de 34 anos, percorre vários países levando a arte das mandalas. Em Mato Grosso do Sul, ela já tem marca registrada em Bodoquena, cidade a 269 quilômetros de Campo Grande, e pretende expandir para outros municípios.
Em entrevista ao MidiaMAIS, Shela contou que está há 15 anos na vida nômade. Apesar de não acreditar em fronteiras e se considerar uma moradora do mundo, ela cresceu na Colombia — país da América do Sul que faz fronteira com a Venezuela. Depois de muitos anos na estrada, morou na Argentina para se casar. “Depois de meu divórcio em 2015, segui viajando e pintando”, recorda a artista.
Em terras sul-mato-grossenses, Shela foi parar lá em Bodoquena, onde conheceu o Recanto Pedras do Canaã. Lá, conheceu o André — personagem que apareceu na última semana aqui no Midiamax por ter trocado a cidade grande pela tranquilidade da natureza. Para prestigiar a vegetação exuberante, ela pintou uma mandala logo na estrada do local.
“A gente viu a reportagem [do Jornal Midiamax] e falamos com André para poder pintar. É muito legal pintar lugares que chamem a atenção do público, que tenham um certo misticismo”, afirma. Veja:
Ver essa foto no Instagram
Rota de MS
Em território sul-mato-grossense, ela explica quais são as suas expectativas na região.
Questionada por onde já passou, ela afirma que viajou o mundo para levar sua arte. No Brasil, já visitou quase todos os Estados, com exceção do Pará, Amazonas, Rondônia e Acre.
Mesmo assim, pretende visitar todos eles. “Minhas mandalas trazem mensagens conscientes, quase sempre pinto o calendário Maia tzolkin. E ensino as pessoas a sair um pouco desse sistema”, afirma.
Enquanto passa alguns dias em Bodoquena, Shela afirma que vai para Corumbá, Bonito e que também deseja pintar mandalas em Campo Grande. “Estou agora por Mato Grosso do Sul e aqui é muito especial, quero pintar ainda mais e seguir subindo para Amazonas”, finaliza a artista nômade.
Notícias mais lidas agora
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
Últimas Notícias
Ana Castela fala pela 1ª vez sobre término com Gustavo Mioto: “peço compreensão”
Cantora usou as redes sociais na tarde desta sexta-feira (13) para se pronunciar
Preso por assalto a motociclista em Corumbá é encontrado morto em cela
Quatro presos da unidade devem ser ouvidos para prestarem esclarecimentos
Famílias de Corumbá recebem pagamento de Fomento Rural
110 famílias vão receber a parcela de R$ 2,6 mil
De olho no combustível: ANP encontra irregularidades em postos de Mato Grosso do Sul
Em Campo Grande, Coxim e Corguinho, foram fiscalizados cinco postos e duas distribuidoras de combustíveis
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.