O capítulo 80 do remake da , exibido pela nesta terça-feira (28), “já entrou para a história da teledramaturgia”. Pelo menos é o que dizem os entusiastas do folhetim assinado por Bruno Luperi. Utilizando imagens reais das queimadas que devastaram o bioma há 2 anos, a novela global impactou ao abordar os incêndios que, ano após ano, prejudicam a fauna e a flora pantaneiras.

Apesar do grande show cênico, mesclando o real com a ficção, um detalhe importantíssimo passou despercebido para o telespectador envolvido e emocionado com as sequências do Velho do Rio (Osmar Prado) agonizando como sucuri.

Após matéria do Jornal Midiamax, dando voz à revolta sul-mato-grossense quanto ao uso de um mapa de Mato Grosso em um escritório de na trama, a TV Globo finalmente retirou, ou melhor, escondeu o detalhe que indignou Mato Grosso do Sul no cenário da novela.

Painel de Ary ficou quase um mês sem aparecer com nitidez – (Foto: Reprodução/TV Globo)

Depois que o artigo do MidiaMAIS foi publicado, no dia 1º de junho de 2022, o escritório de Ary (Cláudio Galvan), localizado em Campo Grande na trama, deixou de aparecer com frequência e, quando aparecia, era apenas em enquadramentos fechados no rosto do personagem que se comunica com os moradores da Pantanal, ou com o fundo sem foco.

Há quase um mês, o Midiamax destacou que o problema era justamente o fato da novela encher a boca para falar “alô, Campo Grande”, “Campo Grande”, “Aquidauana” e “Campo Grande”, mas colocar um mapa de Mato Grosso no cenário do funcionário de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) que vive na Cidade Morena.

“Se o cenário tivesse pelo menos um mapa de Mato Grosso do Sul eu ia entender que eles colocaram um mapa que abrange e mostra todo o pantanal, mas não, é só o mapa de Mato Grosso mesmo. O de MS não existe no escritório. Arrumem isso agora”, lamentou um sul-mato-grossense sobre o “erro” nas redes sociais.

Antes, o mapa de Mato Grosso aparecia com destaque – (Fotos: Reprodução/TV Globo)

Retratação?

Curiosamente, o escritório de Ary só foi mostrado em sua completude (imagem acima), sem fundo embaçado ou enquadramento fechado, no capítulo desta terça-feira (28), mesmo dia em que as queimadas no pantanal e a prestação de serviço à preservação do bioma foram o grande destaque.

Imerso e comovido com as cenas do incêndio que mostraram animais queimados, agonizando, e a paisagem sendo destruída, o público não notaria ou esqueceria de reparar no mapinha ao fundo de Ary? Há quem acredite que tudo não passou de uma estratégia global voltar a mostrar o cenário completo e “ajustado” num episódio desnorteante, em que esse detalhe poderia passar despercebido.

Pera lá

Mas ele ainda está lá. O antigo mapa de Mato Grosso — que antes era o destaque do painel do escritório campo-grandense — foi escondido, mas permanece aparecendo no cenário. É possível ver claramente que o esquema foi colocado abaixo de outros papéis e de cabeça para baixo. Sim, de cabeça para baixo. Veja:

novela pantanal
Mapa de MT de cabeça para baixo? – (Fotos: Reprodução/TV Globo)

O fato é que, depois da repercussão sobre o erro geográfico, a emissora tomou alguma providência e tratou logo de minimizar a confusão entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sempre cometida Brasil afora, especialmente por artistas e famosos que vão à mídia e pronunciam o desserviço de confundir MS com MT, ou dizer que “é tudo a mesma coisa”. Curtiu a alteração da Globo?

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.