Novela Pantanal erra, mostra mapa de Mato Grosso ao falar em Campo Grande e causa a fúria de MS: ‘arrumem agora’
Globo pisa no calo dos sul-mato-grossenses ao exibir mapa de Mato Grosso quando mostra Campo Grande
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Estava bom demais pra ser verdade? Aparentemente comprometida em destacar Mato Grosso do Sul, a novela “Pantanal” é queridinha da população sul-mato-grossense, mas será que “pisar no calo” do Estado cometendo um erro considerado imperdoável poderia ser capaz de colocar essa paixão em risco?
O equívoco que mexe com as emoções de Mato Grosso do Sul tem sido incansavelmente repetido no folhetim das 21 horas: a novela está exibindo um mapa do Estado de Mato Grosso toda vez que Campo Grande, a Capital de MS, entra em cena.
Como assim?
Trata-se de um mapa ao fundo do cenário do escritório do personagem Ari, localizado na Capital Morena, segundo a trama. Isolados na Fazenda Pantanal, no meio do bioma, Zé Leôncio, Jove, Filó e toda a trupe se comunicam com Ari para estabelecer contato com o “mundo real” via rádio. É recado de lá para cá e de cá para lá, já que a fazenda não possui sinais de internet e telefone.
O problema é justamente o fato da novela encher a boca para falar “alô, Campo Grande”, “Campo Grande”, “Aquidauana” e “Campo Grande”, mas colocar um mapa de Mato Grosso no cenário do personagem que vive na Capital.
Ué: mapa de Mato Grosso em escritório de Campo Grande?
Nas redes sociais, os mais atentos não deixaram escapar e já manifestaram a fúria contra o equívoco. “Por que o personagem que mora em Campo Grande teria um mapa de MT no escritório? É como se você trabalhasse no Rio Grande do Sul e no seu local de trabalho tivesse um mapa do Rio Grande do Norte, não faz o menor sentido”, disparou um sul-mato-grossense.
“Se o cenário tivesse pelo menos um mapa de Mato Grosso do Sul eu ia entender que eles colocaram um mapa que abrange e mostra todo o pantanal, mas não, é só o mapa de Mato Grosso mesmo. O de MS não existe no escritório. Arrumem isso agora”, lamentou outro, sem entender.
Rixa conhecida
Desde que a jornalista sul-mato-grossense Lucimar Lescano declarou no Jornal Nacional, com ênfase, que o Estado se chama Mato Grosso DO SUL, a rixa entre os estados vizinhos ficou conhecida nacionalmente. O Brasil inteiro já sabe que MS odeia ser confundido com MT e que o erro geográfico costuma causar a fúria de quem vive em ambos os estados.
“Pantanal” estreou com a proposta de chamar a atenção para o bioma que vem sendo devastado por queimadas e despertou o interesse do mundo por Mato Grosso do Sul. A versão original, gravada em MS, chegava a dizer várias vezes o nome da Capital Cuiabá e se referia à nossa região como sendo em Mato Grosso.
O equívoco cometido na Manchete segue sendo reparado pelo remake da Globo, e, dificilmente, um simples erro no cenário fará a população desgostar ou desaprovar o folhetim em alta. Ou será que vai? Independente disso, já foi o suficiente para causar a ira dos mais atentos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.