Estava bom demais pra ser verdade? Aparentemente comprometida em destacar Mato Grosso do Sul, a novela “Pantanal” é queridinha da população sul-mato-grossense, mas será que “pisar no calo” do Estado cometendo um erro considerado imperdoável poderia ser capaz de colocar essa paixão em risco?

O equívoco que mexe com as emoções de Mato Grosso do Sul tem sido incansavelmente repetido no folhetim das 21 horas: a novela está exibindo um mapa do Estado de Mato Grosso toda vez que , a Capital de MS, entra em cena.

Mapa de Mato Grosso é exibido sempre que Ari aparece na trama (Foto: TV /Reprodução)

Como assim?

Trata-se de um mapa ao fundo do do escritório do personagem Ari, localizado na Capital Morena, segundo a trama. Isolados na Fazenda Pantanal, no meio do bioma, Zé Leôncio, Jove, Filó e toda a trupe se comunicam com Ari para estabelecer contato com o “mundo real” via rádio. É recado de lá para cá e de cá para lá, já que a fazenda não possui sinais de internet e telefone.

O problema é justamente o fato da novela encher a boca para falar “alô, Campo Grande”, “Campo Grande”, “Aquidauana” e “Campo Grande”, mas colocar um mapa de Mato Grosso no cenário do personagem que vive na Capital.

Erro é exibido para quem quiser ver – (Foto: TV Globo/Reprodução)

Ué: mapa de Mato Grosso em escritório de Campo Grande?

Nas redes sociais, os mais atentos não deixaram escapar e já manifestaram a fúria contra o equívoco. “Por que o personagem que mora em Campo Grande teria um mapa de MT no escritório? É como se você trabalhasse no Rio Grande do Sul e no seu local de trabalho tivesse um mapa do Rio Grande do Norte, não faz o menor sentido”, disparou um sul-mato-grossense.

“Se o cenário tivesse pelo menos um mapa de Mato Grosso do Sul eu ia entender que eles colocaram um mapa que abrange e mostra todo o pantanal, mas não, é só o mapa de Mato Grosso mesmo. O de MS não existe no escritório. Arrumem isso agora”, lamentou outro, sem entender.

Mapa de MS e um exemplo próximo do mapa de MT, semelhante com o mostrado na telenovela

Rixa conhecida

Desde que a sul-mato-grossense Lucimar Lescano declarou no Jornal Nacional, com ênfase, que o Estado se chama Mato Grosso DO SUL, a rixa entre os estados vizinhos ficou conhecida nacionalmente. O Brasil inteiro já sabe que MS odeia ser confundido com MT e que o erro geográfico costuma causar a fúria de quem vive em ambos os estados.

“Pantanal” estreou com a proposta de chamar a atenção para o bioma que vem sendo devastado por queimadas e despertou o interesse do mundo por Mato Grosso do Sul. A versão original, gravada em MS, chegava a dizer várias vezes o nome da Capital Cuiabá e se referia à nossa região como sendo em Mato Grosso.

O equívoco cometido na Manchete segue sendo reparado pelo remake da Globo, e, dificilmente, um simples erro no cenário fará a população desgostar ou desaprovar o folhetim em alta. Ou será que vai? Independente disso, já foi o suficiente para causar a ira dos mais atentos.

Divisão aconteceu há 45 anos, mas estados ainda são confundidos. Até quando?

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.