A banda Menudo — ou Menudos, como se popularizou no Brasil — foi um grupo musical que nasceu em Porto Rico e, por muitos anos, considerada a boy band de maior sucesso da América Latina. O grupo vendeu mais de 20 milhões de discos pelo mundo e encerrou suas atividades em 2009, deixando a saudade contar o resto da história. Em 2022, completam-se 37 anos desde que os Menudos vieram fazer show em , no estádio Guanandizão. Na época, eles conseguiram deixar a cidade inteira mobilizada devido ao evento.

Menudos chegaram na Capital em 1985 e artistas foram recebidos no aeroporto pelo então prefeito Lúdio Martins Coelho (PMDB). Ao pisarem na cidade, eles também foram recepcionados por uma população calorosa. Na época, foi um verdadeiro alvoroço, com direito a desfile em veículos oficiais do Corpo de Bombeiros e avenidas fechadas para a passagem. A banda ficou hospedada no antigo Concord, o mais luxuoso de Campo Grande, localizado na Avenida Calógeras.

Menudos foram recebidos pelo prefeito
Menudos foram recebidos pelo prefeito Lúdio Martins Coelho (Foto: Acervo Roberto Higa – fotos cedidas ao Jornal Midiamax)

Daniela Seabra, 46 anos, era novinha quando conheceu a banda. Ao MidiaMAIS, ela disse que virou fã assim que avistou os meninos pela primeira vez. Quando ela tinha 10 anos, os Menudos vieram fazer show na Capital e ela recorda que tietou bastante, recebendo até o status de ‘fã enlouquecida’ por comparecer ao hotel onde eles estavam hospedados.

“TV e rede de entretenimento nessa época era novidade, Menudo estourou no Brasil e claro que eram as personalidades que moviam a loucura de fãs. O show foi no Guanandizão, nessa época os que abrigavam o grande público eram setorizados”, recorda.

Show dos Menudos – loucura do começo ao fim

Quem também compareceu ao show da banda Menudo foi o público Mario Frances Rodrigues, de 52. Ele era adolescente quando a banda chegou à Capital e nem tinha pretensão de comparecer ao evento. No entanto, decidiu ir para acompanhar as primas. Questionado sobre o que achou do show, ele afirma que foi uma loucura do começo ao fim, principalmente entre o público feminino.

“As fãs quase quebraram o hotel de bagunça, de querer chegar e invadir. Na segunda vez eles vieram (em meados de 1988) não puderam ficar mais no hotel. Era o fervo da cidade. O show deles foi tipo um show sertanejo hoje em dia quando as fãs ficam loucas. Tenta imaginar o Guanandizão lotado”, lembra o Rodrigues.

Menudos em 1º show em Campo Grande (Foto: Acervo Roberto Higa – fotos cedidas ao Jornal Midiamax)

Por que Menudo acabou?

Menudo foi criado em 1977 pelo produtor Edgardo Díaz. Na década de 80 passaram pelo grupo Xavier Serbia, Johnny Lozada, Charlie Massó, Ray Reyes, Roy Rosello, Robby Draco Rosa e Ricky Martin, alcançando projeção nacional. No Brasil, a banda arrastou milhões de adolescentes de todas as classes sociais, que formavam milhares de fãs-clubes.

Na época que os Menudos atingiram seu apogeu na América Latina, seus componentes eram – os então adolescentes – Robby Rosa, Charlie Massó, Roy Rosselo, Ray Reyes e o ainda famoso Ricky Martin, este na época um pré-adolescente.

O sucesso do grupo foi diminuindo por conta da substituição de alguns componentes. A banda foi oficialmente encerrada em 2009. Mesmo após 37 anos, Menudo continua na memória dos fãs que vibraram pelos shows na Capital. “E declaro que cada ser “não se reprima” e viva. A vida é um instante, voe”, finaliza a fã Daniela Seabra.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.