Peoa sul-mato-grossense é tema de documentário que será exibido nesta quarta-feira
O filme acontece no Pantanal de Mato Grosso do Sul e apresenta os desafios enfrentados pela peoa
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mirele Geller é considerada a primeira mulher sul-mato-grossense a exercer a função de peoa no estado. De acordo com os companheiros de trabalho e ex-patrões, Mirele executava como ninguém as tarefas dentro de uma Comitiva Pantaneira. “Determinada e compromissada com o trabalho, sabia lidar com gado bravo e com os companheiros de viagem”, conta Pantaleão Flores, empresário e dono de comitiva. Quem já teve a oportunidade de acompanhar o transporte de gado junto com uma comitiva, sabe que qualquer viagem menor do que 30 dias, vira aperitivo comparado à experiência de Mirele, que começou a viajar com o pai aos quatro anos de idade, não por escolha, mas por necessidade.
Geller explica que não gostava de ter privilégios por ser mulher e fazia questão de realizar todas as tarefas dos homens, a única preferência era em relação à função, a de fiadora, “na frente ajudando o ponteiro”, explica. A história de garra e de amor pela profissão é contada no documentário Mirele Geller: peoa, (20min, 2019) que será exibido nesta quarta-feira dia 12 de maio, a partir das 19h30min no canal do You Tube da jornalista Débora Alves.
O filme começou a ser escrito e gravado em 2017, pela jornalista que foi a roteirista e diretora. A pré-estreia da primeira versão, com 60 minutos, aconteceu no Sesc Cultura em março de 2019. Em dezembro do ano passado, o curta-metragem ficou em terceiro lugar no Prêmio sul-mato-grossense de audiovisual Abboud Lahdo – Lei Aldir Blanc.
Depois da exibição está programado chat com a personagem Mirele Geller e convidados: músicos Dener Dias, compositor da música Poeira Branca; Evaldenir Amaral, compositor da trilha original; Jairton Costa, diretor de fotografia e cinegrafista; Vander Paulo, editor e responsável pela finalização do curta; Nelson Geller, pai da Mirele e dono de comitiva. O bate-papo será mediado pela jornalista Débora Alves, diretora do filme. A exibição conta com apoio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Governo do Estado e Governo Federal.
Sinopse:
O documentário Mirele Geller: peoa (20 min, 2019) mostra o trabalho das Comitivas Pantaneiras a partir da história real da primeira peoa de boiadeiro de Mato Grosso do Sul. Depois da separação dos pais, aos quatro anos passou a viajar na comitiva com o pai Nelson Geller e aos 12 anos deixou os estudos e para seguir a profissão dominada pelos homens. O filme acontece no Pantanal de Mato Grosso do Sul e apresenta os desafios enfrentados pela peoa e demais peões em pleno Patrimônio Natural da Humanidade. (Informações, assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Jornal Midiamax transmite ao vivo apuração do 1º turno no TRE-MS pela TV e redes sociais
- Justiça nega novo pedido de censura de Beto Pereira e confirma: denúncias do Detran-MS não são fake news
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
Últimas Notícias
Número de urnas eletrônicas com defeito passa de 70 em Mato Grosso do Sul
A maioria dos problemas foi em relação ao travamento da urna
Filho premeditou crime e matou mãe enquanto dormia com mais de 20 facadas em Campo Grande
Adolescente foi apreendido quando voltava para a cena do crime e não demostrou arrependimento
Máxima de 42°C: Corumbaenses e candidatos escolhem manhã para votar em dia de ‘calor excessivo’
Muitos moradores e os quatro postulantes escolheram a manhã para votar
Mato Grosso do Sul registra 21 crimes eleitorais, incluindo compra de votos e propaganda irregular
Dados da Sejusp-MS indicam 14 cidades com registro de ocorrências
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.