As datas e a lista de documentos que os estudantes selecionados no Prouni 2020 precisam apresentar na instituição de ensino já estão disponíveis. Os documentos do Prouni são demonstrativos que o estudante precisa apresentar para aderir ao programa, com objetivo de confirmar a veracidade das informações prestadas na inscrição. Seguindo o cronograma oficial do Programa para Todos (), a 1ª chamada do Prouni 2020 ocorre de 04 a 11 de fevereiro.

O período da comprovação de documentos para a 2ª chamada está previsto para iniciar no próximo dia 18 e encerrar em 28 de fevereiro. Já o terceiro período é destinado aos estudantes que estejam cadastrados na lista de espera, que deve ocorrer de 13 de março a 16 do mesmo mês.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os documentos do Prouni podem ser apresentados pelo próprio candidato e, também, por membros do grupo familiar. A comprovação deverá ser feita por meio da apresentação de documentos originais no momento de aferição das informações prestadas pelo candidato.

 

Lista de documentos do Prouni

  • Documentos de identificação;
  • Comprovantes de residência;
  • Comprovantes de rendimentos;
  • Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais;
  • Comprovante de pagamento de pensão alimentícia;
  • Comprovantes de ensino médio;
  • Comprovante de professor da básica, quando for o caso;
  • Comprovante de deficiência, quando for o caso;
Mais informações sobre quais documentos são aceitos para comprovação estão na página do Prouni.

 

Como apresentar os documentos do Prouni?

O candidato pré-selecionado deve comparecer na instituição de ensino a qual deseja ingressar, para apresentar os documentos do Prouni. Para isso, o candidato precisa comprovar as informações prestadas na inscrição dentro do prazo estipulado pelo cronograma do Prouni 2020.

O alerta que “é de inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação do candidato”.

 

Qual é a diferença entre Prouni e Educa Mais Brasil?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é uma iniciativa do governo, cuja criação foi em 2004, com o objetivo de disponibilizar bolsas de estudo integrais e parciais em universidades e faculdades privadas em todo o Brasil.

Para se candidatar no Prouni 2020, o estudante precisa ter feito o Enem 2019 e cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral. Há oportunidades, também, para deficientes e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica.

Já o Educa Mais Brasil é uma iniciativa privada, que disponibiliza bolsas de estudo para diversas modalidades de , em milhares de instituições de ensino do Brasil. Tudo isso sem precisar de seleção, nota de corte ou nota do .

Assim, quem não foi contemplado no Prouni pode continuar sonhando com a faculdade. Pois, o Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, está com bolsas de estudo disponíveis.

Como fazer inscrição no Educa Mais Brasil?

  • Acesse o site do Educa Mais Brasil;
  • Escolha a modalidade que você deseja, se: Faculdades; Pós-Graduação; Escolas; Cursos Técnicos; Idiomas; Preparatório para Concursos; Cursos Profissionalizantes; EJA – Educação para Jovens e Adultos ou Pré-Vestibular / ENEM;
  • Digite a cidade onde deseja fazer o curso;
  • Após visualizar as bolsas disponíveis e decidir qual é a melhor opção para você, clique em “Quero esta bolsa”;
  • Preencha o cadastro e avance para a pré-matrícula;
  • Após a pré-matrícula, vá à instituição escolhida para finalizar o cadastro;
  • Pronto! Vaga garantida e sonho realizado.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil