Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Em estilo de massinha, curta produzido em MS acompanha os desafios da vida em liberdade das araras-canindés

O projeto levou cerca de um mês para ser desenvolvido e foi apresentado no Festival Cine Aves
Jennifer Ribeiro -
Curta As Araras do Pantanal (Reprodução, YouTube)

Buscando explicar de maneira lúdica sobre a vida das araras-canindés, ave símbolo de , o biólogo Bruno Ferreira roteirizou o curta As Araras do , que acompanha o nascimento, os primeiros voos e os desafios da vida em liberdade da ave entre mata e cidade. A narrativa é contada por meio de imagens em estilo massinha e está disponível gratuitamente no canal Pataville TV, no YouTube.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Segundo Bruno, a ideia do projeto surgiu após a abertura das inscrições para o Festival Cine Aves, concurso que promove a produção audiovisual independente, voltada à valorização das aves brasileiras. Como as canindés fazem parte do cenário rural e urbano do estado, nada mais justo do que homenageá-las.

“Contar essa história é uma coisa especial para a gente, principalmente pra mim, que sou biólogo. Nessa época a gente pode ver os casais, às vezes em número primo, duas araras e um filhote. Isso quer dizer que é um casal formado para a vida toda, e um filhote, que está aprendendo com os pais sobre a vida, sobre achar alimento. Inclusive, elas voltam para a mata, voltam para o Pantanal e futuramente, quem sabe, formam um casal e voltam aqui para a cidade para ter os filhotes”, explica.

Desenvolvimento do projeto

O projeto levou cerca de um mês para ser desenvolvido. A história, uma animação em estilo de massinha, tem como público principal as crianças. Nela, ilustram os desafios que as aves enfrentam até chegar na vida adulta e formar uma nova família.

“São nossas crianças que temos que tocar com as histórias, temos que levar consciência ambiental. Quando vimos que as inscrições para o Cine Aves estavam abertas, pensamos: ‘poxa, uma oportunidade levar este assunto num evento que é muito importante, inclusive, nessa parte de educação ambiental, em fomentar a observação de aves, que é uma atividade excepcional para levar educação, essa consciência para todos'”, relembra o biólogo.

Não é a primeira vez que o grupo desenvolve um projeto de consciência ambiental como este. O mais recente é o Capivara , realizado durante a , feito com imagens reais de capivara. “A gente tirou algumas imagens locais e a gente produziu tudo isso, mas lá em 2020. E agora, com a tecnologia nova, a gente deu uma evoluída pra fazer uma coisa que conte uma história, que seja bacana. Mas o intuito de tudo mesmo é levar essa conscientização sobre o que esses animais costumam passar até chegar na vida adulta e constituir sua família, mostrar a vida dos bichinhos”, pontua.

Para realizar o projeto As Araras do Pantanal, o grupo utilizou um trabalho híbrido entre imagens geradas por IA (Inteligência Artificial) e montagens feitas por meio do programa de edição Premiere.

“A história é muito importante para nossa cidade, para contar para as crianças. Queríamos que fosse algo que tocasse, que fosse comovente para os adultos também. E está tendo uma repercussão boa, pode-se dizer, algumas pessoas se emocionam”, finaliza.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira