O número de observado nos primeiros cinco meses deste ano já está bem acima do registrado no mesmo período de 2019, segundo o programa de monitoramento de queimadas do . A incerteza sobre a preservação é constante, e também tema do livro “Pantanal em 4 Tempos”, do poeta campograndense Percival Gomes da Cruz e com capa ilustrada por Wanick Correa.

“A história deste livro será apresentada através de textos curtos baseados nos versos do poema homônimo ‘O Pantanal em 4 Tempos' que, com as ilustrações de Jéssica Bruna Dutra, contará de uma maneira lúdica e educativa a trajetória de ‘vida, morte e ressurreição' do Pantanal, tendo como plano de fundo, a conscientização e a preservação da natureza, no caso aqui, do nosso ‘Mar de Xaraés'”, conta Percival ao Jornal Midiamax.

Sobre o tema do livro de poesias, o autor explica que serão mostrados, de forma lúdica e mais inteligível, os 4 tempos verbais análogos à realidade do bioma de MS. O passado, presente, futuro (trágico) e futuro mais que perfeito, onde a preservação é feita com maestria pelas crianças na maior planície de inundação do mundo.

Poeta campo-grandense faz vaquinha para lançar livro sobre preservação do Pantanal
Campanha Movimento Cultural Literatura 4×4 busca arrecadar fundos para livro de preservação ambiental (Reprodução, Divulgação)

A ideia surgiu de um poema homônimo que o autor escreveu em 1986. Dez anos depois, enquanto morava em , Percival viu numa feira de Artes Cênicas, os atores interpretarem o poema nos no palcos. A partir daí várias ideias sobre o que fazer com essa história, e em 2019 o projeto do livro ‘O Pantanal em 4 Tempos' nasceu.

“Nesse poema ‘conjugo' os 4 tempos do Pantanal: como era no passado, como está sendo maltratado, no futuro trágico caso continue assim, e o futuro mais que perfeito, onde ele sobrevive através da ação das crianças”, ressalta o autor.

Ilustrações leves

A ilustradora do livro, Jéssica Dutra (@ajessdutra), cursa artes visuais na UFMS e além da ilustração trabalha com fotografia, pintura e . O contato entre o autor e a ilustradora surgiu por acaso. A jovem deixou o antigo trabalho como telemarketing para se dedicar a esse projeto e outros. Os traços serão orgânicos e soltos, feitos em aquarela.

Poeta campo-grandense faz vaquinha para lançar livro sobre preservação do Pantanal
Ilustrações do Livro feitas por Jéssica Dutra e inspirada nos animais e belezas do Pantanal (Ilustração, Jéssica Dutra)

“Sempre gostei muito não só do Pantanal mas de tudo que envolvesse natureza. Na faculdade tive bastante contato com a cultura daqui e conhecer mais me motivou. A aquarela uso pra dar cor aos desenhos. Até mesmo no desenho digital tento trazer um pouco dessa leveza que a aquarela tem”, conta a artista.

Para fazer os desenhos a artista se inspirou em fotos autorais que registrei tanto no quintal de casa quanto a visitas a região do Pantanal.
A flora e fauna regional são uma inspiração também. O livro terá também a participação do Wanick Corrêa com a arte da capa. A parte interna além do poema e das ilustrações terá o nome de cada animal e planta usados.

Os valores arrecadados nas doações através da vakinha online serão destinados à produção da obra, que será distribuída nas redes públicas de ensino infantil. A campanha ‘Movimento Cultural Literatura 4×4‘ dura até dezembro de 2020 e sorteará uma camiseta personalizada por mês entre os contribuintes. As doações têm valor mínimo de R$4. Mais informações pelo telefone (67) 98152-3661.