Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

19 anos depois, ‘araronas’ pintadas em prédios de Campo Grande serão restauradas

Em meio à correria do dia a dia, é impossível passar pela área central de Campo Grande e não ficar encantado com os painéis que retratam duas aves típicas da fauna de Mato Grosso do Sul. Inauguradas há 19 anos, as obras de artes assinadas pelo artista plástico Cleir passam por revitalização e devem ganhar […]
Arquivo -
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em meio à correria do dia a dia, é impossível passar pela área central de Campo Grande e não ficar encantado com os painéis que retratam duas aves típicas da fauna de Mato Grosso do Sul. Inauguradas há 19 anos, as obras de artes assinadas pelo artista plástico Cleir passam por revitalização e devem ganhar cores mais fortes dentro de aproximadamente dois meses.

Entre prédios e a rotina da capital, o Edifício 26 de Agosto estampa um Papagaio Verdadeiro e outro de uma Arara Vermelha, cada um pintado em uma empena cega, nas laterais do prédio de 15 andares e 45 metros de altura.

Cleir conta que as obras retratam o privilégio dos campo-grandenses de saírem de casa e encontrarem aves sobrevoando o céu da Capital.

“Você olha para o céu de nossa cidade e vê aves maravilhosas da nossa fauna em meio aos prédios. É um privilégio sair na janela de casa e ver araras, papagaios e diversas outras aves e, inspirado nisso, no ano 2000 pintei estas aves no prédio. Agora, com esse grande apoio do Sicredi, que viabilizou a revitalização, tenho a honra de revitalizar estes dois painéis, como um presente para Campo Grande”, relata.

Os trabalhos serão realizados em um balancinho elétrico especialmente apto para este tipo de serviço. O artista plástico e o assistente, Luiz Carlos, cuidam de cada detalhe para que os contornos e formas renovem a paisagem com novos contrastes.

Desde 2017, Cleir e o Sicredi mantém uma parceria voltada à preservação da cultura e da identidade de Campo Grande, por meio da revitalização de obras do artista. A primeira foi a arara azul que emoldura o edifício do hotel Bristol Exceler Plaza, na Av. Afonso Pena.

Amor pelo Estado

O artista assina obras por todo o Estado há mais de 25 anos. Em Campo Grande, Cleir é o responsável pela  Praça das Araras, Monumento do Sobá (Feira Central) e o Monumento Pantanal Sul (Aeroporto), Arara Azul (Bristol Exceler Plaza). O profissional também tem trabalho em Dourados, Três Lagoas, Bonito, Bodoquena, , Corumbá, e Ladário.

A revitalização dos painéis tem apoio ainda da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Semadur (Secretaria Municipal de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e Planurb (Agência Municipal de Meio-Ambiente e Planejamento Urbano).

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Presidentes dos EUA e Rússia conversam durante funeral do Papa Francisco

São Paulo arranca empate contra Ceará na Arena Castelão

Duas mulheres saem na porrada e uma delas tem celular arremessado contra o rosto

Pecuarista e piloto de automobilismo de Campo Grande morre durante prova no interior paulista

Notícias mais lidas agora

Prefeitura decreta situação de emergência na saúde e UPAs serão usadas para internação em Campo Grande

Após decreto de emergência, vacina contra a gripe será liberada para toda a população de Campo Grande

Acordo da JBS com MPMS pode enterrar ação contra mau cheiro em Campo Grande

Operário desperdiça várias chances e empata em casa pela Série D do Campeonato Brasileiro

Últimas Notícias

Polícia

Homem agride companheira que recusou sair com ele à noite porque estava bêbado

Mulher deu tapa no rosto do companheiro após ele xingá-la

Brasil

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 8 milhões no próximo sorteio

50 apostas acertaram a quina e cada uma receberá R$ 38 mil

Polícia

Juíza de futebol registra B.O. por perseguição contra técnico que não aceita mulher apitar jogo

Segundo ela, quando homens apitam os jogos, a situação muda completamente

Polícia

Homem é levado à Delegacia após denúncias de cárcere privado contra a mulher e dois filhos

Esposa negou o cárcere, mas confirmou que é agredida; crianças foram levadas por avô