Dia Mundial Sem Tabaco: Troque o cigarro por hábitos saudáveis
A maioria dos fumantes adultos provaram a nicotina ainda na adolescência e com o passar do tempo acaba ficando mais difícil largar o vício. Uma pesquisa publicada em abril de 2018, na revista científica “The Lancet”, apontou que as consequências do cigarro para a saúde são responsáveis por uma a cada dez mortes no mundo. Há […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A maioria dos fumantes adultos provaram a nicotina ainda na adolescência e com o passar do tempo acaba ficando mais difícil largar o vício. Uma pesquisa publicada em abril de 2018, na revista científica “The Lancet”, apontou que as consequências do cigarro para a saúde são responsáveis por uma a cada dez mortes no mundo.
Há 31 anos, a OMS (Organização Mundial de Saúde) criou o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado nesta sexta-feira (31) para alertar a a população sobre os males causados pelo fumo. A psicóloga da Unimed Campo Grande, Thayla Sandim explica que normalmente o vício se desenvolve por influências do ambiente de convivência em que o fumante se encontra.
“Nesse cenário o indivíduo mantém pensamentos como: se eu não fumar não consigo relaxar, ou então pareço mais interessante com o cigarro, entre outros, por isso acabam desenvolvendo o hábito de fumar”, completa a especialista.
O vício do cigarro, ainda conforme a psicóloga, envolve fatores fisiológicos, psicológicos e comportamentais. O dependenteacaba emparelhando o ato de fumar como outros diários como tomar café, falar ao telefone ou dirigir.
“O fisiológico é caracterizado pela necessidade biológica de nicotina, pois a mesma é uma droga psicoativa estimulante, quanto mais dependente da nicotina, maior o nível de compulsão. Já a dependência psicológica, tem o objetivo de diminuir e aliviar sintomas emocionais como sentimentos de angústia, estresse, medo, tristeza entre outros.”
Como a nicotina estimula a produção de dopamina, os usuários acreditam que o hábito de fumar ajuda a relaxar e dissipar a tensão. Justamente por isso, os viciados em tabaco ficam irritados quando não conseguem fumar.
“Existem variadas formas de aliviar a tensão, mas um dos pontos importantes é compreender o que está contribuindo para você ficar tenso, algum problema não resolvido, questões familiares, emocionais, insatisfações, começamos a utilizar o cigarro por algum motivo e depois se torna cada vez mais difícil se desvencilhar dele e já nem lembramos mais dos causadores”, esclarece Thayla.
A prática de atividades físicas é um dos melhores e mais saudáveis métodos de tratamento no combate ao tabagismo. Quando a falta do cigarro causa a síndrome de dependência, os usuários devem focar em mudanças que diminuam esses desconfortos.
Os exercícios corporais provocam a liberação de endorfina e proporcionam uma sensação de bem-estar melhorando o humor e a saúde do indivíduo.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.