Alunos e profissionais da rede municipal de ensino de , no interior do Estado, registrarão curiosidades da história e cultura da cidade no projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do da Pessoa. O conteúdo poderá ser acessado pela internet. A iniciativa tem o apoio de construção Votorantim Cimentos.

O lançamento do Museu da Pessoa em Corumbá foi feito em um ano marcante para o município, que em 2018 completou 240 anos. Para levantar as histórias dos moradores de Corumbá, a Votorantim Cimentos e o Museu da Pessoa promoveram oficinas com a participação de 36 profissionais da rede municipal de ensino, entre professores, coordenadores e gestores escolares.

Na 4ª oficina, realizada no dia 27 de setembro, na Barão do Rio Branco, os profissionais apresentaram as sinopses e roteiros das histórias, as autorizações de uso de imagem e o cadastro dos 24 moradores entrevistados.

As entrevistas foram feitas pelos alunos da rede municipal, com supervisão dos profissionais da educação, e gravadas em vídeo. Os estudantes também produziram textos e desenhos dos entrevistados. Os registros serão posteriormente disponibilizados no Museu da Pessoa, para acesso gratuito de qualquer lugar do mundo, por meio do site do museu.

As histórias de vida também serão publicadas em um livro didático, que será distribuído nas escolas públicas e servirá de suporte para os professores realizarem atividades em sala de aula.

A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Moura, salienta a boa receptividade do projeto no município: “Todas as pessoas envolvidas estão bastante felizes em serem protagonistas da construção deste museu que poderá ser acessado por muitas gerações. Além disso, o projeto contribui ainda mais para a formação dos alunos, somando esforços para incentivar o interesse pela leitura, já que o projeto também conta com a produção de um livro de histórias”, disse.

Sobre o Museu da Pessoa

Fundado em 1991, em São Paulo (SP), o Museu da Pessoa é o primeiro museu virtual de histórias de vida reconhecido nacional e internacionalmente. Conta, atualmente, com mais de 16 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto, e, aproximadamente, 72 mil fotos e documentos digitalizados. É um acervo que revela, de forma humana e pessoal, a diversidade de experiências e visões dos brasileiros.

Ao longo de sua trajetória, o Museu da Pessoa também realizou cerca de 250 projetos de memória, nas áreas de Memória Institucional, Educação, Desenvolvimento Comunitário e Cultura, além de inspirar a criação de três museus: nos EUA, Canadá e Portugal.