Com itens pessoais da artista, Casa da Memória Lídia Baís é lançada

A programação dos 100 anos da construção da Morada dos Baís, em Campo Grande, foi encerrada nesta quarta-feira (22) em grande estilo com o lançamento da Casa da Memória Lídia Baís. Diversos itens foram incluídos no acervo do museu. A casa agora conta com acervo de fotos, desenhos, quadros, instrumentos musicais e de uso pessoal […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A programação dos 100 anos da construção da Morada dos Baís, em Campo Grande, foi encerrada nesta quarta-feira (22) em grande estilo com o lançamento da Casa da Memória Lídia Baís. Diversos itens foram incluídos no acervo do museu.

Com itens pessoais da artista, Casa da Memória Lídia Baís é lançada
Acervo conta com fotos e outros itens pessoais de Lídia Baís. | Foto: Divulgação

A casa agora conta com acervo de fotos, desenhos, quadros, instrumentos musicais e de uso pessoal da artista, com instrumentos, indumentárias e discos de Lídia Baís. Os materiais foram adquiridos pelo Sesc MS, por meio de peças que antes pertenciam à família.

Ao todo, cem peças foram incluídas no acervo, entre elas uma cristaleira da década de 30 ou 40, além de utensílios de cozinha, objetos pessoais da artista, que representam pequenos detalhes, como a vida religiosa, cartões postais, moedas da época, talões de cheque e manuscritos.

Inauguração

A solenidade de inauguração, que aconteceu nesta quarta-feira (21) contou com a presença dos dirigentes do Sistema Comércio, empresários, políticos e a classe artística. O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, destacou o apoio da prefeitura de Campo Grande. “Encontramos o apoio de todos os segmentos sociais e agentes públicos para conseguirmos sonhar juntos a entrega desse novo espaço”.

O prefeito Marquinhos Trad destacou a parceria com o Sesc MS. “Apostamos em empresas que assim como o governo municipal investem em promover acesso cultural e de qualidade para a nossa população”.

Para a diretora regional do Sesc MS, Regina Ferro, com a Casa da Memória, o Sesc reconhece e resignifica o imóvel. “Este prédio inspira cultura e sua antiga moradora é um exemplo na área da música, das artes e das letras. O Sesc oferece para Campo Grande esta Casa da Memória, onde os turistas também conhecerão outros fatos importantes que ocorreram na capital e outros locais de importância histórica, por meio do uso de uma tecnologia inovadora, à disposição de toda comunidade”.

Com itens pessoais da artista, Casa da Memória Lídia Baís é lançada
Sala Digital Morada dos Baís | Foto: Divulgação

Regina Ferro refere-se à identificação espacial de onde estão os principais pontos turísticos da cidade mostrados em touch screen, onde o turista pode situar onde ficam e como chegar até eles. O projeto dispõe de recursos tecnológicos, catálogos virtuais e demais instrumentos para permitir o intercâmbio de informações e pesquisas que alimentem o desenvolvimento do patrimônio e dos bens culturais e simbólicos da nossa cidade.

“Procuramos aplicar uma metodologia que permita estar abertos para novas fontes de dados e atualizações. Por isso, contamos com um acervo de cerca de 102 fotografias e desenhos, três obras fixas e 20 quadros, além dos instrumentos musicais, objetos e documentos pessoais, originais de escritas, como seu livro autobiográfico, escrito na terceira pessoa, e assinado como Maria Tereza Trindade, seu pseudônimo”, conta Regina Ferro.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.
Siga a gente no Instagram – @midia_mais_

Conteúdos relacionados

sexta feira 13
cidade do natal familia de renas