5 dicas para economizar na hora de montar a ceia de Natal
Há 10 dias do Natal, o planejamento sobre a ceia e a festa já começa a ser uma pulga atrás da orelha.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Há 10 dias do Natal, o planejamento sobre a ceia e a festa já começa a ser uma pulga atrás da orelha. Os produtos dos mercados vão ficando mais caros e procurados e, com o passar dos dias, é cada vez maior a chance de você ficar sem seu peru de Natal e ter que gastar mais para ter uma bela ceia. Para que isso não aconteça, a redação do MidiaMAIS separou 5 dicas simples para você ficar esperto e não dormir no ponto. Vamos lá?
1.Planeje suas compras
Essa dica é a dica mais importante da lista! Fazer as compras para a ceia natalina de forma antecipada fará você economizar dinheiro com certeza. Na hora de comprar as comidas, calcule a média do número de convidados para não comprar exageradamente e nem em falta, principalmente se você não quer passar o climão de faltar comida ou comer as sobras durante toda a semana.
Pesquisar os preços antes de comprar e fazer uma lista de controle das compras para lembrar não apenas dos produtos, como também da quantidade necessária, é uma ótima opção. Por mais que o desejo de ter uma mega ceia seja grande como nos outros anos, os preços sempre estão em mudança, então vale a atenção antes de correr para o mercado.
2. Faça uma ceia coletiva
Junte os amigos e familiares para elaborar um jantar em conjunto! Com isso, todos podem participar e economizar algum dinheiro, além do mais você acaba reunindo os entes queridos para curtir este momento em família no espírito natalino
Se você convidar muitas pessoas, você pode organizar o que cada um vai levar para evitar o desperdício. Se cada um levar um prato diferente, uma bebida ou mesmo uma sobremesa, será possível que todos comam bem e ninguém gaste muito. Um grupo nas redes sociais já ajuda na organização.
3. Reutilize a decoração
Depois de organizar comes e bebes, o que não pode faltar em uma ceia natalina é a decoração. A decoração de natal é fundamental para dar um toque especial na festa comemorativa. Então, na hora de decorar a ceia abuse da criatividade sem gastar muito dinheiro.
Alguns enfeites do ano passado podem servir para decorar a mesa neste ano. Compre apenas o que for realmente necessário, como velas. Se ficou bonito no ano passado, por que não neste ano? Fora isso, também há diversos DIY prontos para serem explorados.
4. Use a regra da Substituição
A recomendação é trocar os produtos caros e importados por versões nacionais e mais baratas. Isso traz uma economia grande. Essa é regra da substituição.
Para você ter uma ideia geral disso, saiba que as tradicionais aves e frutas secas podem ser tornar simples coadjuvantes nas ceias – com a crise econômica e o aumento de preços, é possível pensar nas frutas frescas e em outras carnes.
A carne suína normalmente é mais barata do que as aves, da mesma forma que as nozes e amêndoas podem substituir as castanhas de caju ou do Pará. O salpicão pode ser feito com frango comum, ao invés do defumado. Panetones de padaria são mais baratos que os industrializados e de marcas grandes.
5. Não deixe as compras para a última hora
Você já deve ter ouvido essa mesma dica em todos os anos anteriores, mas uma coisa é certa, o melhor é evitar o aumento de preços que costuma acontecer na véspera do Natal.
Em alguns locais, a variedade da oferta de produtos também diminui na última hora. Além disso, em geral, as filas aumentam muito. Portanto, se você quer economizar tempo e dinheiro, faça as compras com antecedência.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.