Estas 6 imagens mostram o quanto Campo Grande mudou em 118 anos
Imagens fazem parte de exposição que fica em exibição até o dia 14
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Imagens fazem parte de exposição que fica em exibição até o dia 14
Campo Grande não é das mais antigas cidades brasileiras. Todavia, prestes a completar 118 anos desde sua fundação oficial, muita coisa mudou em sua aparência, que já tem ares de metrópole. E são as fotos que ajudam a recompor o cenário de décadas atrás na memória, já que boa parte dos prédios históricos sofreu com o descaso ou foi demolido.
É neste contexto que uma exposição ganha importância, pois visa preservar a memória da cidade. Assim, com imagens do Arca (Arquivo Histórico de Campo Grande), a mostra apresenta aos visitantes registros históricos da capital sul-mato-grossense. Itinerante, a exposição permanece até o próximo dia 14 na Biblioteca Municipal.
Com autorização do Arca, apresentamos algumas imagens, mas a exposição completa você confere até segunda-feira (14), na Biblioteca Municipal, localizada no Horto Florestal. A entrada é gratuita.
Ferrovia
Em 1920, trem de passageiros e cargas já operava pelos lados de cá. Nos anos seguintes, a Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) se tornaria bastante forte na região. (Foto – Acervo ARCA)
.
Rua 14 de Julho
Assim era a rua 14 de julho na década de 1920. Quantos prédios ainda guardam características originais, atualmente? (Foto – Acervo ARCA).
.
‘Fordinhos’ na Afonso Pena
A imagem mostra um conjunto de veículos do tipo ‘fordinhos’ na Avenida Afonso Pena, em registro que data do final da década de 1920. Sabe em que trecho é? De acordo com a Arca, o registro foi feito em frente ao Jardim Municipal ou Passeio Público, que atualmente você conhece como Praça Ari Coelho (Foto – Acervo ARCA).
.
Prefeitura
Entre 1912 e o início da década de 1970, a Prefeitura ficava na Avenida Afonso Pena, esquina com a Calógeras. Na esquerda, o prédio onde funcionava a Câmara Municipal e o Rádio Clube (Foto – Acervo ARCA).
.
A casa do prefeito
O registro de 1930 mostra edificação na Rua 15 de Novembro com Calógeras. Neste prédio morou Vespasiano Barbosa Martins, que foi prefeito de Campo Grande e governador do ‘Estado de Maracaju’ (Foto – Acervo ARCA).
.
Relógio da 14
Aqui todo mundo vai lembrar, já que não tem tanto tempo que a torre do relógio, que ficava no cruzamento da Afonso Pena com a 14, foi demolido. O registro, feito em 15 de agosto de 1949 mostra a festa de Nossa Senhora da Abadia, celebrada pelo arcebispo Dom Orlando Chaves (Foto – Acervo ARCA).
Notícias mais lidas agora
- Famoso por abrigar Park’s Bar por mais de 30 anos, espaço no Itanhangá Park será sede cultural da ACP
- ‘Você não é mulher’: Médico se nega a dar resultado de exame e diz que RG é falso
- Mato Grosso do Sul investiga primeira morte por dengue em 2025
- Folgado: Ladrão invade 3 casas, toma banho, come e dorme na cama de moradores em Campo Grande
Últimas Notícias
Beiçola do Privacy, Martina Oliveira está grávida do primeiro filho; saiba detalhes
Criadora de conteúdo adulto conhecida como Beiçola do Privacy, Martina Oliveira estaria à espera do primeiro filho; veja como foi o anúncio
Carnaval de Campo Grande terá 12 dias de folia em 2025; confira a programação
A expectativa é que o Carnaval 2025 atraia 100 mil foliões para as ruas de Campo Grande
Mulheres são presas por torturar e manter em cárcere criança de 7 anos e adolescente em MS
Uma das vítimas era filho de uma das autoras
Ex-prefeito de Rio Negro vira réu por fraude em licitação de transporte escolar
Denúncia pede pagamentos de indenizações e multas que chegam a R$ 1,8 milhão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.