Exibição é gratuita

​Momentos de crise exigem respostas que, muitas vezes, não são óbvias. Para encontrá-las, dois amigos de infância partem em uma jornada pelo mundo na qual conversam com ativistas, biólogos, filósofos, guardiões de antigas tradições, entre outros sábios. A viagem de Marc de La Ménardière e Nathanaël Coste teve como resultado “Em Busca de Sentido”, um filme único que será exibido em Campo Grande no dia 27 de setembro, às 19h, no auditório da Escoex-MS – Avenida Des. José Nunes da Cunha, s/nº.

“A primeira etapa para a mudança consiste em tomar consciência que as crises atuais resultam de
nossa maneira de ver o mundo”, aponta Marc. O diretor estará em Campo Grande para um debate após a exibição do documentário. “Nossa civilização ocidental foi construída sobre uma visão materialista e mecanicista de mundo. Essa visão separou o homem da natureza, o corpo do espírito e nega a dimensão interior e o mistério da vida”, comenta o jovem. Para ele, a mudança individual e social vem, justamente, do questionamento desses dogmas, de sua veracidade e consequências.

Aliança francesa exibe documentário 'Em Busca de Sentido', com presença de diretor

Depois de perceberem o desinteresse de produtores em transformar o material em filme, eles decidiram lançar uma campanha de financiamento coletivo, apoiada por 963 pessoas mundo afora. O filme foi lançado em janeiro de 2015 e, desde então, tem percorrido o mundo. “Nosso filme não foi feito para ser consumido na solidão. Ele serve para reconectar as pessoas entre si, a criar sinergia e, quem sabe, a permitir ações em diferentes territórios”, pontua Marc.

Realização

A exibição na Capital é promovida em parceria com a Aliança Francesa de Campo Grande. “A temática do documentário está em conformidade com o que estamos vivendo e retrata em alguma instância o que todos nós queremos: sentido em nossas vidas e soluções independentes das preconizadas por nossos governos, quaisquer que sejam”, ressalta Márcia Saddi, diretora de comunicação da AFCG.

Campo Grande entra no circuito que receberá Marc de La Ménardière junto a outras cinco cidades do País: Brasília, Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e São Paulo. “É um prestígio, um presente para um público sempre sedento por cultura, e marca também a inserção da Capital em um cenário cultural internacional”, pontua.

Serviço – ‘Em Busca de Sentido’, com a participação de Marc de La Ménardière. Nesta quarta-feira (27), às 19h, na Escola Superior de Controle Externo (Escoex – Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, s/nº). A entrada é gratuita.

(Com informações da assessoria)