Romance vencedor de prêmio apresenta temática da morte de forma leve
Obra venceu Prêmio Sesc
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Obra venceu Prêmio Sesc
O romance “Céus e Terra”, do autor Franklin Carvalho, vencedor do Prêmio SESC de Literatura, apresenta um universo lúdico onde a morte e a perda são trazidas de forma leve. O protagonista do livro é um menino de 12 anos que, após morrer, acompanha a rotina de uma pequena cidade do sertão baiano, mergulhando em seus símbolos e tradições. Segundo o autor, desde a infância as imagens da morte rondam a mente de Franklin Carvalho, a tal ponto de a obsessão permanecer na vida adulta e virar ideia para um projeto de mestrado. Em vez do texto tradicional acadêmico, o jornalista preferiu enveredar pela ficção.
O livro conta a história de um menino pobre do sertão baiano, que é convocado para ajudar a salvar um homem crucificado. Os dois acabam morrendo. Como uma espécie de fantasma, o garoto de 12 anos começa a acompanhar a rotina da pequena cidade de Araci e assim passa a compreender os símbolos e tradições locais que não puderam ser integralmente assimilados durante sua breve vida terrena.
Galego, como se chama o protagonista, observa todas as movimentações do cotidiano. Entre elas, boatos na feira, banhos de rio, festa de casamento, conversas sobre política na barbearia, a chegada de um jovem morador que ainda não se submeteu às tradições mais enraizadas e a chegada dos circos à cidade. Por meio do olhar atento do menino, o autor mostra como as pessoas lidam com o sagrado no dia a dia e como, em momentos de dificuldades, recorrem a várias religiões, às vezes ao mesmo tempo.
Apesar de não compreender muito bem sua nova condição, Galego passeia pelo espaço, se desloca por todos os lugares sem conhecer fronteiras, como se fizesse parte de um universo surrealista. Ele, que se contenta em apenas observar os homens, é convocado pela sociedade, que decide venerar sua alma e fazer dele um santo, evocado pelos nomes “Menino São João”, “São João menino” ou “caboclo menino”, dono de uma linhagem inteira de erês com festa marcada para o dia São João ou de Xangô. O livro chega às livrarias em novembro.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Vereadores também analisam subsídio de R$ 19,5 milhões ao Consórcio Guaicurus para pagar a diferença entre tarifa técnica e tarifa popular
Dia será de tempo instável, com probabilidade de chuva em todo o estado
Instabilidade é causada por deslocamento de frente fria
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Secretário nacional diz que este é o momento de prevenir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.