Romance vencedor de prêmio apresenta temática da morte de forma leve

Obra venceu Prêmio Sesc

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Obra venceu Prêmio Sesc

O romance “Céus e Terra”, do autor Franklin Carvalho, vencedor do Prêmio SESC de Literatura, apresenta um universo lúdico onde a morte e a perda são trazidas de forma leve. O protagonista do livro é um menino de 12 anos que, após morrer, acompanha a rotina de uma pequena cidade do sertão baiano, mergulhando em seus símbolos e tradições. Segundo o autor, desde a infância as imagens da morte rondam a mente de Franklin Carvalho, a tal ponto de a obsessão permanecer na vida adulta e virar ideia para um projeto de mestrado. Em vez do texto tradicional acadêmico, o jornalista preferiu enveredar pela ficção. 
 
O livro conta a história de um menino pobre do sertão baiano, que é convocado para ajudar a salvar um homem crucificado. Os dois acabam morrendo.  Como uma espécie de fantasma, o garoto de 12 anos começa a acompanhar a rotina da pequena cidade de Araci e assim passa a compreender os símbolos e tradições locais que não puderam ser integralmente assimilados durante sua breve vida terrena.
 
Galego, como se chama o protagonista, observa todas as movimentações do cotidiano. Entre elas, boatos na feira, banhos de rio, festa de casamento, conversas sobre política na barbearia, a chegada de um jovem morador que ainda não se submeteu às tradições mais enraizadas e a chegada dos circos à cidade. Por meio do olhar atento do menino, o autor mostra como as pessoas lidam com o sagrado no dia a dia e como, em momentos de dificuldades, recorrem a várias religiões, às vezes ao mesmo tempo. 
 
Apesar de não compreender muito bem sua nova condição, Galego passeia pelo espaço, se desloca por todos os lugares sem conhecer fronteiras, como se fizesse parte de um universo surrealista. Ele, que se contenta em apenas observar os homens, é convocado pela sociedade, que decide venerar sua alma e fazer dele um santo, evocado pelos nomes “Menino São João”, “São João menino” ou “caboclo menino”, dono de uma linhagem inteira de erês com festa marcada para o dia São João ou de Xangô. O livro chega às livrarias em novembro.

Conteúdos relacionados

idosos 110 anos campo grande