Racismo velado do público prejudicou Babilônia, afirma atriz
Racismo velado do público prejudicou Babilônia, afirma atriz
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Racismo velado do público prejudicou Babilônia, afirma atriz
O principal motivo da rejeição a Babilônia foi a homofobia de parte dos telespectadores, certo? Não, errado.
Quem discorda é ninguém menos que Fernanda Montenegro, uma das maiores atrizes do país e ‘vítima’ do levante contra a homoafetividade mostrada na novela.
A personagem dela, a advogada militante Teresa, e a de Nathália Timberg, a dona de antiquário Estela, foram tratadas por frações da imprensa e do público como culpadas pelo ibope baixo da trama.
Os dois beijos na boca entre as discretas senhoras, logo no primeiro capítulo, teriam selado a fuga dos noveleiros conservadores.
Porém, em entrevista ao jornalista Roberto D´Avila, na GloboNews, que será exibida à 0h05 desta madrugada de sábado para domingo (6), Fernanda Montenegro responsabilizou o racismo pelo desempenho sofrível do folhetim.
“É a primeira novela em que dois terços do elenco é de atores negros, que não são subservientes, que ascendem por um esforço próprio enorme, e que se casam de uma forma muito miscigenada”, argumentou a atriz.
“Então ficou tudo em cima da homossexualidade, mas eu tenho certeza que sobre essa zona da negritude tão ascendente e tão vitoriosa, sem subserviência, ninguém vai falar porque o preconceito de raça realmente dá cadeia, então querem ver o negro não sei onde, um caso aqui outro ali numa novela, mas uma frente de negritude ganhando espaço numa novela das nove? Nunca houve e ninguém fala isso.”
Babilônia teve personagens negros de destaque (a maioria em relacionamento com parceiro branco). A começar por Regina, uma das protagonistas. A atriz Camila Pitanga se define como negra. Uma pesquisa do Datafolha, anos atrás, mostrou que apenas 27% dos entrevistados viam a atriz como da ‘cor preta’.
Regina representou a ascensão social do negro no Brasil de hoje: a dona de barraca na praia se tornou proprietária de restaurante-antiquário e modelo de grife internacional. Saiu de uma casa simples no morro para morar num apartamento de classe média no ‘asfalto’. Trocou o ônibus por um carro importado. Casou-se com um advogado branco, Vinícius (Thiago Fragoso).
A gaúcha Sheron Menezes interpretou a advogada Paula. Moradora da favela no início da trama, ela terminou o folhetim num apartamento da zona sul do Rio, com o namorado branco (Bento/Dudu Azevedo) e uma filha adotiva negra.
O irmão de Paula, o esportista Ivan, papel de Marcello Melo Jr., viveu alguns episódios de racismo ao longo da história. Era discriminado por pitboys por ser negro e gay assumido. Teve final feliz, com direito a beijo na boca, com o executivo branco Sérgio (Claudio Lins).
Juliana Alves encarnou Valeska, uma versão do estereótipo da mulata sambista sedutora. No último capítulo, terminou numa relação a três com o chef de cozinha Norberto (Marcos Veras) e o desocupado Clóvis (Igor Angelkorte), ambos brancos.
Outros atores negros interpretaram personagens que, mesmo secundários, tiveram destaque em algum momento da trama escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga.
Gilberto, aliás, escala artistas afrodescendentes para suas novelas desde muito antes de se falar em cota racial no Brasil.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Bodoquena recebe reconhecimento internacional como destino de turismo sustentável
A cidade integra o Programa DEL Turismo que visa promover o turismo sustentável
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.