Carpinteiro dá vida nova a madeira velha com miniaturas de aeronaves

Aos 71 anos, ele dá nova utilidade à madeira de demolição

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Aos 71 anos, ele dá nova utilidade à madeira de demolição

O amor e a admiração pelas grandes máquinas que cruzam o céu e levam milhares de passageiros para diversas partes do mundo não se contiveram no peito do aposentado Nicodemos Moreira, de 71 anos. Apenas apreciar os imponentes aviões que cruzavam o horizonte não era o bastante, ele precisava fazer algo que externasse o apreço pelas aeronaves.

Nascido na Bahia, Nicodemos, ou seu Nico, veio para Campo Grande em 1972. Na cidade, construiu sua família e deu continuidade ao trabalho que desde sempre lhe garantiu o sustento – a carpintaria. Com mãos ágeis para manusear serrotes, martelos e madeiras, o carpinteiro decidiu unir talento e a paixão pelos aviões. Corta, mede, encaixa, lixa e pronto. Há trinta e oito anos, Nico confeccionava a primeira miniatura de uma aeronave, réplica de um modelo Cessna 182.

Um pouco torta e sem muitos detalhes, o que foi feito foi apenas um protótipo para um trabalho grandioso que ainda estava por vir. Com o passar do tempo, a prática trouxe a perfeição e mais de 300 réplicas de aviões. A delicadeza dos pequenos traços começou a ganhar plenitude e a ser escupida milimetricamente sobre a rusticidade da madeira.

 

Amor ao ofício

Não é preciso muito tempo de conversa para perceber que seu Nico ama o que faz. Logo depois de atravessar o portão de sua residência, no Bairro São Jorge da Lagoa, é possível ver vestígios de serragens e algumas ferramentas, que indicam que logo ali na varanda da casa também funciona um ateliê improvisado.

Quando fala de suas obras, ele relata que o orgulho e a sensação de dever cumprido se materializam após cerca de 20 longos dias. “Fazer minhas peças é o maior prazer da minha vida. Sou apaixonado por artesanato e por aviões. Amo o que eu faço”, afirma.

A inspiração para executar peças tão perfeitas e fidedignas aos aviões originais vem de revistas. Vira e mexe o carpinteiro dá um jeito de se atualizar sobre novos modelos de aeronaves e logo vai confeccionar sua replica que hoje, não é vendida por menos de R$ 250.

Para conferir o trabalho do artesão ou encomendar alguma peça, os interessados podem entrar em contato pelo (67) 9109-2372 ou (67) 3381-6281.  

 

 

 

Confira o WebDoc desta reportagem clicando AQUI.

Conteúdos relacionados

sexta feira 13
cidade do natal familia de renas