Ajuda a indígenas para recuperar ponte seria motivo da cedência do combustível

O prefeito de Sidrolândia, Ari Basso (PSDB), disse nesta segunda-feira (19) que um veículo, supostamente sendo abastecido com diesel da Prefeitura sem, no entanto, pertencer à frota oficial do município, tem autorização para consumir o combustível comprado pelo Poder Público local. O vídeo com o suposto flagrante de irregularidade teria sido feito por um funcionário da Secretaria Municipal de Obras, e foi enviado ao Jornal Midiamax no domingo (18).

Indagado sobre a chance uso irregular de combustível estar ocorrendo, o prefeito admitiu à reportagem a dificuldade de fiscalização. Ainda no domingo (18), disse, também, que a participação popular e do funcionalismo em denúncias colabora com a gestão no rigor e controle quanto a possíveis fraudes.

“Pedi informações do secretário da pasta a respeito, que me informou sobre a destinação de combustível para moradores de uma aldeia da nossa região. Eles estão trabalhando na recuperação de uma ponte que dá acesso ao local, solicitaram o apoio do Poder Público e cedemos o diesel, enquanto outras partes deram o madeiramento e também a mão de obra. A pessoa do vídeo, que ainda não temos identificada, talvez desconhecia esse acordo”, esclarece o prefeito de Sidrolândia.

Conta o Sidrolândia News, site de notícias do município, que o autor do vídeo seria o funcionário público Francisco Gauna da Silva. “Não vou falar que sou eu ou não. Todo cidadão, assim como qualquer funcionário público, dessa pasta inclusive, conta com a liberdade de denunciar ações irregulares com os recursos do Poder Público”, declarou já nesta segunda (19) ‘Chicão’, que manteve contato com o Midiamax no domingo sobre o vídeo e que se apresentou como autor da filmagem. 

A imprensa local também informa que Francisco Gauna da Silva atua como operador de máquinas na Secretaria Municipal de Obras, tendo ingressado no órgão com o cargo de serviços gerais. ‘Chicão’, por sua vez, diz não ter sido notificado de qualquer advertência ou suspensão das suas atividades como servidor público.

A comunidade, onde fica a ponte citada pelo prefeito, é a Aldeia Córrego do Meio. De lá, pelo menos 100 indígenas da nação Terena viajam até a zona urbana de Sidrolândia para trabalhar na principal indústria do município, unidade da JBS/Seara, usando a estrada onde estaria a ponte danificada. A empresa também colabora na obra de melhoria no trecho.

A Aldeia Córrego do Meio, distante 30 Km da área urbana de Sidrolândia, é parte da Área Indígena Buriti. Na comunidade, moram 150 famílias. Ari Basso comentou à reportagem também que os 100 litros cedidos a representantes da comunidade com a operação passaram por trâmites oficiais. Ele afirma que no caso dessas ações de apoio não seguirem os procedimentos legais e forem aleatórias também tomará providências. 

A construção de uma ponte de concreto no acesso à Aldeia Córrego do Meio, todavia, não foi apontado pelo prefeito na entrevista como uma obra que ele trata como prioridade em sua gestão.