Secretaria de Educação do Município improvisa e coloca crianças em local sem estrutura

Denúncia do jornal Rádio Caçula, de (distante 323 quilômetros de Campo Grande), informa que uma extensão do Centro de Educação Infantil (CEI) Nilza Tebet, foi improvisado em uma casa, que não teria a estrutura adequada para a finalidade. No local, de 90 m², onde foram iniciadas as aulas na quarta-feira (18), serão ‘acomodadas' 146 crianças, com idades entre quatro e cinco anos, vinculadas a Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (MS).  

A solução paliativa, segundo informações Diário Oficial do município indica o empenho de R$ 20.400,00 dos Cofres Públicos para o aluguel do imóvel que apresenta segundo o Rádio Caçula, salas minúsculas, na maioria de espaços com 12 m². O contrato foi firmado no dia 13 de março deste ano. Conta o noticiário que a cozinha da casa precisou ser improvisada para se transformar em sala de aula. A medida, um tanto improvisada surgiu do desespero como confirmou a diretora do CEI Nilza Tebet, Iolanda Carneiro Barros, ao site da cidade.

“Estávamos desesperados para encontrar uma casa que pudesse ser nossa extensão. Quando vimos que aqui estava para alugar, avisamos a Secretaria que rapidamente fechou o contrato”, conta Iolanda. 
Adequação

O ‘milagre' de comportar 146 crianças de quatro e cinco anos de idade no imóvel alugado pela Secretaria de Educação levou inclusive o titular da pasta em Três Lagoas a prestar esclarecimentos na Câmara Municipal, em sessão onde ele prometeu adequações ao prédio no prazo de 48 horas. Mário Grespan Neto garantiu a transformação publicamente, fato que conforme o Rádio Caçula ainda não é perceptível. 

A equipe de reportagem do noticiário visitou a Extensão do CEI e verificou salas sem janela, ausência de saídas de emergência além até de diferenciação no fornecimento da merenda, se comparado aos alunos do outro prédio do Centro de Educação Infantil. O Rádio Caçula chegou a afirmar que a comida servida aos alunos é fria, comprada de uma padaria.

Sem resposta

O Midiamax procurou a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas para saber mais a respeito do processo de acomodação dos alunos matriculados no Centro de Educação Infantil (CEI) Nilza Tebet e não obteve respostas, nem o contato do titular da pasta, Mário Grespan Neto. O jornal foi atendido pelo coordenador de planejamento da secretaria, Urbano Rodrigues Azambuja, que não quis comentar sobre o assunto.