Bandeira verde indica condições favoráveis de geração de energia 

Promovida pela Aneel (Agência Nacional de ) e pela Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), campanha foi viabilizada com a utilização de recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE). As bandeiras permitem refletir o custo real das condições de geração.

A bandeira verde indica condições favoráveis de geração de energia e, nesse caso, a tarifa não sofre acréscimo. Na bandeira amarela, as condições de geração são menos favoráveis e, por isso, a tarifa tem acréscimo de R$ 2,50 (sem impostos) para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos (e suas frações). Se houver condições mais custosas de geração, a bandeira vermelha é acionada é há um acréscimo de R$ 5,50 (sem impostos) para cada 100 kWh consumidos – e suas frações.

O sistema de bandeiras é uma forma diferente de apresentar um custo que hoje já está na conta, mas geralmente passa despercebido. Elas refletem o valor mensal de geração da energia elétrica, dando ao consumidor a oportunidade de ajustar seu consumo ao seu preço real da energia.

Todos os meses, a Aneel divulga, em seu portal na internet, a cor da bandeira vigente para o mês seguinte. A bandeira tarifária para o mês de março de 2015 é vermelha. Os novos valores entraram em vigor em 2/3 e, entre as inovações, será aplicada uma bandeira tarifária única para todo o país – exceto para os estados do Amazonas, Amapá e Roraima, pois eles ainda não estão plenamente conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). As permissionárias de distribuição passarão a aplicar as bandeiras em julho de 2015.