Zico apresenta prévia de palestra na Feira do Empreendedor na Capital

O ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira, Zico, apresentou em Campo Grande, nesta sexta-feira (22), uma prévia de como será sua palestra na Feira do Empreendedor. Segundo ele, há 3 situações nas quais sua experiência profissional e de vida podem ajudar: trabalho em equipe para alcançar bons resultados; superação em situações difíceis; e gestão […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira, Zico, apresentou em Campo Grande, nesta sexta-feira (22), uma prévia de como será sua palestra na Feira do Empreendedor. Segundo ele, há 3 situações nas quais sua experiência profissional e de vida podem ajudar: trabalho em equipe para alcançar bons resultados; superação em situações difíceis; e gestão na condução de um grupo.

“Eu tento trazer para cá minhas experiências que obtive no exterior. Faço uma comparação do modo de gerir de países onde trabalhei com o Brasil”, ressalta. Zico passou por países como a Turquia, Rússia e Japão.

Ele lembra que sua experiência como técnico o ajudou a trabalhar em grupo. “Vou trazer a importância do trabalho coletivo. Ninguém ganha sozinho”.

Além disso, Zico destaca que pode tirar coisas positivas de seus problemas físicos. “Passei por cirurgias no joelho e no ombro. Depois consegui dar a volta por cima”.

Futebol de MS

Quanto ao futebol sul-mato-grossense, o ex-jogador afirmou que não tem muito conhecimento, mas lembra que os times Operário e Comercial já disputaram a 1ª Divisão do Campenato Brasileiro.

Segundo ele, o que falta para o Estado voltar à elite é gestão de qualidade nos clubes. “Aqui tem público e torcida, o que falta é um trabalho profissional de gestão”, acentua.

Passagens por MS

Zico lembra que quando era jogador juvenil e também profissional passou por Mato Grosso do Sul. “Fui jogar em Corumbá, na década de 1970. E conheci o exterior, a Bolívia”, brinca o ídolo do flamengo.

Seleção

Quanto à seleção brasileira, Zico agradece por ser lembrado, pela população, toda vez que há uma especulação de quem será o novo técnico da seleção, porém, afirma que não aceitaria. “Agradeço aos torcedores, mas fiz uma opção por não trabalhar no futebol brasileiro, em virtude da minha ligação com o Flamengo”.

Empreendedorismo no futebol

Segundo o flamenguista, falta ao futebol nacional uma profissionalização nos cargos de gestão. “Os diretores de futebol dos clubes brasileiros não ganham nada, nem um tostão. Isso é um erro. O cara tem de ir trabalhar com incentivo”.

Ele lembra, também, que quando trabalhava como diretor do Flamengo não havia um escritório para realizar reuniões. “Tinha que chamar as pessoas para irem ao meu escritório particular, porque não tinha estrutura no clube”.

Por outro lado, Zico destaca que alguns clubes já estão se profissionalizando, o que não ocorre no futebol carioca. “O Corinthians teve um grande crescimento nos últimos anos. Isso é gestão”. Ele ainda lembrou outros bons exemplos como: Santos, Grêmio, Internacional e Cruzeiro.

Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor acontece no Centro de Exposições Albano Franco, em Campo Grande, entre os dias 21 e 24 de agosto, das 14 às 22 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.feiradoempreendedorms.com.br

Conteúdos relacionados