Síria respalda esforço internacional contra os jihadistas

A Síria apoia “qualquer esforço internacional” para combater os jihadistas do Estado Islâmico (EI) e da Frente Al-Nosra, afirmou o ministério das Relações Exteriores, após o início dos bombardeios da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra estes grupos. “A Síria respalda qualquer esforço internacional para combater o terrorismo, como o do Daesh (um dos acrônimos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Síria apoia “qualquer esforço internacional” para combater os jihadistas do Estado Islâmico (EI) e da Frente Al-Nosra, afirmou o ministério das Relações Exteriores, após o início dos bombardeios da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra estes grupos.

“A Síria respalda qualquer esforço internacional para combater o terrorismo, como o do Daesh (um dos acrônimos em árabe do EI) e da Al-Nosra, mas insistindo no respeito da soberania nacional e de acordo com a legislação internacional”, afirma um comunicado ministerial.

A nota destaca que a Síria foi informada na segunda-feira pelo ministro da Relações Exteriores iraquiano sobre os bombardeios americanos, ante a ausência de contatos diplomáticos entre Damasco e Washington, que apoia a oposição ao regime de Bashar al-Assad.

“O ministro das Relações Exteriores sírio, Walid Muallem, recebeu na segunda-feira uma mensagem de seu colega americano, na qual John Kerry informava que os Estados Unidos bombardearia bases do Daesh na Síria”, completa.

A mensagem foi transmitida a Muallem pelo chefe da diplomacia iraquiana, explica o comunicado.

“A Síria continuará combatendo (o grupo EI) em Raqa (norte), em Deir Ezor (leste) e em outras regiões sírias, com a cooperação de países como o Iraque”, completa a nota oficial.

“A coordenação com o Iraque para lutar contra o terrorismo prossegue no mais alto nível, já que os dois países estão na mesma posição ante o grupo (EI), em aplicação à resolução 2170 do Conselho de Segurança da ONU”, destaca o texto.

Conteúdos relacionados