Pior enchente em 60 anos mata centenas na Caxemira

O número de mortos nas inundações na Caxemira subiu para 175 neste domingo (7). Casas, bases militares e hospitais ficaram inundados na principal cidade de Srinagar, depois que o rio Jhelum transbordou, na pior enchente em 60 anos na região. A Caxemira é administrada pela Índia. Cerca de 2.500 aldeias foram parcial ou completamente submersas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O número de mortos nas inundações na Caxemira subiu para 175 neste domingo (7). Casas, bases militares e hospitais ficaram inundados na principal cidade de Srinagar, depois que o rio Jhelum transbordou, na pior enchente em 60 anos na região. A Caxemira é administrada pela Índia.

Cerca de 2.500 aldeias foram parcial ou completamente submersas em toda a área, enquanto milhares de pessoas estão presas nos telhados a espera de ser resgatadas. As chuvas na região pararam na tarde de sábado (6), mas mesmo assim o nível da água em Srinagar aumentou muito durante a noite, pegando os habitantes de Srinagar de surpresa.

“Eu não consegui tirar nada, pois o governo não emitiu qualquer alerta de cheias “, disse Abdul Aziz de Jawahar Nagar, que fugiu com sua família quando a água entrou sua casa, por volta das 4 horas da manhã.

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi sobrevoou o vale da Caxemira. Cerca de 22 helicópteros da força aérea e quatro aviões foram enviados para evacuar as pessoas presas. Cerca de 120 unidades do exército e oito equipes de reservistas da polícia, equipadas com barcos e coletes salva-vidas , estavam em ação.

Relatos da mídia local afirmam que cerca de 170 pessoas foram mortas no vizinho Paquistão após as fortes chuvas trouxe inundações e casas destruídas.

A Caxemira foi dividida pouco depois da independência do domínio britânico. Em 1947, foram criados os estados separados da Índia e do Paquistão.

Conteúdos relacionados