ONU teme que violência no Iraque eleve deslocados a 1 milhão
Os deslocados iraquianos podem chegar rapidamente a 1 milhão após a recente ofensiva do grupo insurgente Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL) contra a cidade de Mossul (norte), segundo as agências humanitárias das Nações Unidas. “As agências da ONU estão fazendo um pedido de emergência para prestar socorro adicional a meio milhão de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os deslocados iraquianos podem chegar rapidamente a 1 milhão após a recente ofensiva do grupo insurgente Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL) contra a cidade de Mossul (norte), segundo as agências humanitárias das Nações Unidas.
“As agências da ONU estão fazendo um pedido de emergência para prestar socorro adicional a meio milhão de pessoas como resultado dessa crise”, disse hoje o escritório do Alto Comissariado para os Refugiados (Acnur).
O Acnur espera entregar em breve artigos de emergência para a higiene e para cozinhar, além de milhares de barracas, aos novos deslocados.
As autoridades locais informaram os representantes da ONU que os ataques de Mossul da última semana provocaram o deslocamento forçado de pelo menos 300 mil pessoas.
Mas as organizações de ajuda coincidem em elevar esse número a 500 mil pessoas, que se somam a outro meio milhão de foragidos desde janeiro dos combates entre insurgentes e forças governamentais na província ocidental de Anbar.
Os delegados do Acnur alocados em zonas que delimitam as províncias de Ninive (noroeste, cuja capital é Mossul) e o Curdistão iraquiano (norte) reportaram que os que fogem para essas regiões chegam totalmente sem dinheiro, alimentos, água ou remédios, sem saber aonde ir nem como pagar suas despesas.
“Tentamos fazer tudo o que podemos para lhes dar cobertura, alimentá-los, fornecer-lhes água e atendimento médico nos próximos dias”, declarou uma voluntária da ONU encarregada de recebê-los, Gemma Woods.
A situação de terça-feira foi descrita por Gemma como particularmente catastrófica, com um “êxodo em massa de pessoas em estado de pânico, com ônibus e automóveis lotados sob sol forte, e outros milhares de pessoas cruzando a pé”.
O EIIL tomou nesta semana com o controle de Mossul e Tikrit, capitais das províncias iraquianas de Ninawa e Saladino.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Carreta tomba em pista molhada e espalha carga de serragem na na BR-163
Acidente aconteceu na manhã deste sábado (14), em Rio Brilhante
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.